Após alguns meses de testes, a Baidu começou essa semana a oferecer viagens noturnas em seus táxis autônomos em Wuhan, China, que podem circular de noite mesmo sem um motorista no volante ou um operador dentro do veículo.

Antes, a frota de táxis autônomos, ou robotáxis, podia transportar passageiros em um carro sem motorista apenas durante o dia, mas tinha que parar antes do anoitecer.

publicidade

Leia mais:

O horário antigo era das 9 da manhã até às 17 horas, e a partir de agora, os táxis autônomos da Baidu podem começar a pegar passageiros a partir das 7 da manhã. O melhor é que eles podem seguir operando até bem tarde da noite, 23 horas.

publicidade

Wuhan é uma cidade receptiva ao uso de táxis autônomos

O motivo pela escolha de Wuhan é que a cidade permite que os táxis autônomos da Baidu circulem sem a necessidade de um operador de segurança. A cidade parece mais convidativa para o uso dessa tecnologia da Baidu, tanto que liberou agora o uso de táxis autônomos durante a noite.

Todas as corridas dos robotáxis são feitas através do app Apollo Go. O aplicativo da Baidu completou 474 mil corridas de seus em seus táxis sem motoristas, com um total de 1,4 milhão de pedidos até hoje.

publicidade

Tecnologia que permite aos táxis autônomos da Baidu circular durante a noite

A tecnologia de carros autônomos da Baidu usa câmeras, radares e scanners LiDAR para enxergar melhor no escuro e garantir a segurança dos passageiros.

A empresa diz que seus robotáxis conseguem identificar e reconhecer objetos desconhecidos em instantes. Ela consegue inclusive identificar falsos resultados como sacolas plásticas na pista. O truque da Baidu é usar um modelo de linguagem visual para que o carro consiga identificar cada objeto, mesmo que desconhecido inicialmente.

publicidade

Isso é possível graças ao uso inteligência artificial, mais especificamente o modelo Wenxin, um sub-modelo do WenXin Big Model, que tem mais de 1 bilhão de parâmetros, como lembra o TechCrunch.

A Baidu acredita que sua tecnologia de carros autônomos ultrapassará a da Tesla em breve.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!