Espécies exóticas quase sempre sobressaem-se às espécies naturais de um local. Isso ocorre pela falta de um predador natural, o que pode causar um grande dano ao ecossistema local. Uma pesquisa recente, revelou que uma única vespa asiática rainha foi capaz de espalhar sua prole por toda Europa.

A vespa asiática expande seu habitat mais de 80 quilômetros por ano, caçando abelhas, moscas-das-flores e outros insetos. A primeira vez que a vespa asiática foi detectada na Europa há cerca de 20 anos atrás, e mais recente em 2016 acabaram por atravessar o Canal da Mancha e chegaram em solo britânico.

Alguns pesquisadores analisaram três amostras de vespas asiáticas capturadas em Dublin em abril de 2021 e compararam com amostras coletadas na Europa continental.

Foi analisado o DNA mitocondrial que é transmitido ao longo da linhagem feminina e percebeu-se que todas as amostras, tanto as coletas na Irlanda, quanto as do restante da Europa, possuíam a mesma linhagem materna. Todas elas veem de uma vespa rainha acasalada vinda da China que chegou na França em 2004.

“Trabalhos anteriores demonstraram que as vespas asiáticas na Europa aparentemente compartilhavam a mesma linhagem genética, com base em estudos de um único gene. Demos um passo adiante e examinamos dois genes adicionais que seriam mais sensíveis na detecção de variação dentro da população invasora” explicou a zoóloga Eileen Dillane, da University College Cork, em resposta a Sciencealert.

Um perigo ao ecossistema europeu

As vespas asiáticas podem ser uma ameaça ao ecossistema europeu principalmente pela falta de predadores naturais. No sudeste asiático a quando são atacadas por vespas, as abelhas formam uma bola de abelhas em volta da vespa super aquecendo-a até a morte.

As abelhas europeias não possuem esse sistema defensivo, o que faz que a caçada das vespas asiáticas seja fácil, o que pode afetar a polinização do continente.

Os pesquisadores também alertam sobre as mudanças climáticas e a população de vespas asiáticas na Europa. “É provável que a mudança climática aumente a ameaça de uma invasão bem-sucedida no futuro, então a vigilância contra essa espécie deve ser mantida ”

Os pesquisadores apontam que o controle das vespas asiáticas pode ser simples. A pouca diversidade genética entre as vespas asiáticas pode ser a chave para o controle biológico delas.