Como surgiu? Por que muda? O que a segura lá no céu? Essas são algumas curiosidades sobre a Lua que devem tirado o sono do Homem por séculos.

Leia mais:

publicidade

Felizmente, hoje temos respostas concretas para muitos desses questionamentos. E o Olhar Digital preparou um compilado com os dez principais. Confira!

1 – Surgiu de uma porrada na Terra

A Lua surgiu após um corpo celeste do tamanho de Marte (cujo diâmetro é metade da Terra) se chocar contra o nosso planeta, há 4,5 bilhões de anos. A porrada arremessou detritos para o espaço, parte deles entrou em órbita e, com o tempo, se agruparam e fundiram. Eis a Lua.

publicidade

Confira abaixo uma simulação desse processo, feita pela Nasa:

2 – É o único satélite natural da Terra

Pode parecer óbvio, mas ter apenas um satélite natural não é regra no Sistema Solar. Júpiter, por exemplo, tem 53 luas nomeadas: Io, Europa, Ganimedes e por aí vai. Aliás, o nome do nosso satélite também aparece entre as curiosidades sobre a Lua mais comuns. O satélite do nosso planeta chama-se simplesmente Lua por ter sido descoberto primeiro.

publicidade

3 – Se movimenta em torno da Terra

Parece que a Lua só fica parada, mas, na verdade, ela tem movimento orbital em torno da Terra. E ele produz fenômenos visíveis tanto no céu quanto na superfície terrestre. Um deles é as marés nos oceanos, por conta da força gravitacional do satélite. O outro é o eclipse (lunar e solar).

4 – Tem oito fases

Fases da Lua
As fases da Lua variam conforme ela reflete a luz do Sol (Imagem: Reprodução/Pexels)

Talvez você conheça as quatro fases mais populares. Mas, no total, a Lua tem oito fases. São elas: nova, crescente, quarto crescente, crescente gibosa, cheia, minguante gibosa, quarto minguante e minguante. Todas estão relacionadas à forma como o satélite natural reflete a luz do Sol.

publicidade

5 – Rússia chegou à Lua primeiro

Depois de uma série de tentativas, a sonda Luna 1, do programa espacial da União Soviética, chegou perto da superfície da lunar e tirou várias fotos. Isso rolou em 1959 e as fotos contribuíram para estudos sobre o satélite. A União Soviética mandou outras sondas depois. Eles também queriam esclarecer várias curiosidades sobre a Lua.

6 – EUA levou pessoas à Lua primeiro

Astronauta em pé na Lua
Gravidade na Lua é bem mais ‘fraca’ que na Terra (Imagem: Reprodução/Pixabay)

A missão Apollo 11, da Nasa – agência espacial dos EUA – foi a primeira que colocou pessoas andando na superfície da Lua. As pessoas, no caso, eram os astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin (que, décadas depois, inspiraria a criação do personagem Buzz Lightyear, de Toy Story). A dupla andou pelo satélite em 20 de janeiro de 1969.

7 – Existe água (congelada) na Lua

Essa foi a descoberta feita por missões espaciais dos EUA e da Índia. O achado teve como base uma análise detalhada da superfície nas regiões dos polos, que têm pequenos depósitos de gelo. A constatação, agora, aparece entre as curiosidades sobre a Lua.

8 – Movimento de translação ‘segura’ a Lua no céu

Lua caindo na Terra no filme Moonfall
Em ‘Moonfall’, a Lua literalmente cai na Terra (Imagem: Divulgação)

Quem nunca imaginou a Lua caindo na Terra? Tem até filme disso. Mas o satélite natural não cai por que a velocidade do seu movimento de translação é tangencial à sua trajetória ao redor do nosso planeta. Ou seja, não cai aqui porque está numa espécie de movimento de queda perpétuo. A velocidade é grande suficiente para ela continuar em órbita, acompanhando a curvatura da Terra.

9 – Está sempre no céu

Alguns podem achar que a Lua só aparece à noite. Mas ela está sempre no céu. Só que, por não ter luz própria, só conseguimos vê-la quando reflete a luz do Sol. Além de à noite, isso pode rolar de manhã e/ou à tarde. Isso varia conforme as suas fases.

10 – Fica cada vez mais longe

Atualmente, a Lua está a 384.400 km da Terra. Essa distância é, pelo menos, 18 vezes maior do que quando ela se formou. E aumenta 3,7 centímetros a cada ano. É pouco, mas está acontecendo. Suas consequências também estão entre as curiosidades sobre a Lua.

Fonte: Brasil Escola (características da Lua, porque não cai na Terra e porque a vemos durante o dia)

Imagem de destaque: Jeff Hollet/Negative Space

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!