Saiba se proteger de golpes no Whatsapp

Especialista em cibersegurança dá dicas de como evitar fraudes nesta época de festas de fim de ano
Por Fernanda Lopes Soldateli, editado por Adriano Camargo 28/12/2022 16h30
Como usar avatar em foto de perfil
Imagem: PEERAWICH PHAISITSAWAN/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O golpe de receber uma mensagem no Whatsapp de um amigo ou familiar que trocou de número e está precisando de dinheiro emprestado viralizou nos últimos tempos. Mesmo com diversos alertas, muitas pessoas ainda acreditam e acabam perdendo algum valor para golpistas.

As perguntas que normalmente surgem são: como eles conseguem os números de telefone? E como é possível se proteger contra essas tentativas de fraude? 

“Normalmente, esses golpes de pedidos via WhatsApp ocorrem devido aos dados sincronizados que foram vazados em algum momento. A primeira sugestão, para quando souber que tentaram pedir dinheiro com uma foto sua, é alterar as senhas dos principais ambientes virtuais como e-mail e redes sociais”, explica Tiago Drumond, head de tecnologia da iOasys, empresa de tecnologia.

Leia mais:

O profissional ainda reforça que existem maneiras de dificultar a tentativa de golpe. “Tem uma opção no próprio WhatsApp que só as pessoas que você tem adicionadas conseguem ver a sua foto. Marcando essa opção, você já evita que o ladrão saiba qual é a sua foto no app”, destaca.

Outra orientação para se proteger é habilitar a verificação em dois ou mais fatores de autenticação para acessar aplicativos no celular e ter um segundo e-mail de segurança cadastrado.

ansiedade WhatsApp
Imagem: shutterstoc/Antonio Guillem

“Para senhas de e-mails e redes sociais, é fundamental criar senhas complexas e lembretes de senhas que realmente sejam difíceis ou que não estejam disponíveis nas redes sociais, como o nome do animal de estimação, por exemplo”, afirma Tiago.

A última dica do especialista em segurança cibernética é para quem recebe essas mensagens falsas. “Sempre tente contato com seu amigo ou familiar quando receber essas mensagens. Tente ligar para o número ‘antigo’ e para outras pessoas que possam informar desta troca de número ou não. Além disso, perceba como é o diálogo e faça uma pergunta muito específica, que só a outra pessoa saberia responder corretamente”, finaliza.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Fernanda Lopes Soldateli é redator(a) no Olhar Digital

Jornalista 100% geek há quase 20 anos, pai do Alê, fanático por tecnologia, games, Star Wars, esportes e chocolate. Narrador/comentarista esportivo e Atleta Master. Não necessariamente nessa ordem.