De um “cabrito ciclope mutante” até o “filhote do monstro do Lago Ness”, passando pelo maior clone do planeta e por um polvo com orelhas de Dumbo, o que não faltou em 2022 foram descobertas de criaturas curiosas.

O Olhar Digital, que noticiou várias delas ao longo do ano, destaca aqui as 10 mais bizarras.

publicidade

1- Cabrito ciclope mutante 

Ahmet Kartal é um fazendeiro da vila de Gokmusa, que fica na província de Kilis, na Turquia. Ele cria animais há 25 anos e jamais imaginou que, um dia, veria uma criatura tão esquisita como o novo membro de seu gado caprino: um cabrito cíclope mutante, nascido com um estranho ‘olho’ bem no meio da testa.

Pecuarista encontra cabrito ciclope no meio de seu gado caprino na Turquia. Imagem: Newsflash via Daily Star

Segundo o pecuarista, ele estava fazendo uma ronda de rotina entre seus animais e notou que uma cabra bebê havia nascido. Inspecionando o animal mais de perto, Kartal viu que os olhos do bichinho eram como os da temível besta da mitologia grega.

publicidade

2- Geleia marinha de 39 tentáculos

Uma criatura que pode ter de 26 a 39 tentáculos foi encontrada por pesquisadores do Monterey Bay Aquarium Research Institute (MBARI) há 15 anos, mas só em 2022 recebeu o nome científico de Atolla reynoldsi, em homenagem a Jeff Reynolds, o primeiro voluntário do instituto de pesquisa.

A geleia da coroa escarlate nadava mais de 1.200 metros abaixo da superfície oceânica quando foi descoberta.

publicidade

3- Tripa de Cheetos

Durante uma expedição no Oceano Pacífico, um ROV (sigla em inglês para veículo operado remotamente) flagrou uma criatura bem esquisita nadando a cerca de 2,2 mil m de profundidade. O animal se assemelha a uma sacola plástica transparente, e o que mais chama atenção em sua aparência são suas “tripas de Cheetos”.

Segundo os biólogos do Fundo de Exploração Oceânica Nautilus, uma organização sem fins lucrativos dedicada à exploração científica dos nossos oceanos, trata-se de uma espécie desconhecida (não catalogada) de pepino marinho. Ela foi vista nos arredores do Monumento Nacional Marinho das Ilhas Remotas do Pacífico, a sudeste de Honolulu, capital do Havaí.

publicidade

4- A maior bactéria do mundo

Uma bactéria com mais de 9 mil micrômetros de comprimento (unidade de medida equivalente à milésima parte de um milímetro), ou seja, 0,9 cm, foi encontrada nos mangues de Guadalupe, território ultramarino francês no sul do mar do Caribe, e sua descoberta foi descrita por cientistas em junho na revista Science.

Segundo o artigo, ela é a maior bactéria do mundo.

Na imagem acima, é possível ver a bactéria Thiomargarita magnifica (filamentos brancos) em comparação com uma moeda. Imagem: Lawrence Berkeley National Laboratory

5- O maior clone do mundo

Cientistas publicaram também em junho a descoberta do maior clone do mundo na Austrália: uma enorme rede de prados de capim-marinho que cobre quase 200 km quadrados.

Uma seção de um dos prados de capim-marinho que compõem o maior clone do mundo. Cada lâmina pertence à mesma planta. Imagem: Rachel Austin – Universidade da Austrália Ocidental

Esse extenso campo submarino é, na verdade, uma única planta que vem continuamente se autorreplicando ao longo de quase 4.500 anos.

6- Um peixe translúcido

Entre as criaturas bizarras que habitam os mares está um peixe translúcido com aspecto gelatinoso, que foi flagrado por uma equipe de pesquisa que estudava as águas próximas ao Alasca.

Esse animalzinho pode viver a mais de 830 metros de profundidade e é encontrado no Oceano Pacífico Norte. O flagrante foi feito por membros da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) e divulgado no Twitter.

7- Criatura zumbi em formato de flor 

Também nas profundezas oceânicas, uma criatura zumbi em formato de flor foi pesquisada mais detalhadamente este ano graças a um robô de mergulho.

Osedax mucofloris, vista pela primeira vez na Suécia, é uma das mais de 30 espécies dessa criatura zumbi. Imagem: Museu de História Natural/Alamy

Chamados Osedax, esses seres fazem buracos nos ossos para se alimentar, produzindo ácido da mesma forma que os humanos produzem ácido estomacal – daí o apelido de zumbi.

Até agora, mais de 30 espécies desse gênero foram encontradas em todo o mundo, como a Osedax mucofloris, vista pela primeira vez na Suécia, e a Osedax fenrisi, que foi descoberta perto de uma ventilação hidrotérmica a mais de dois mil metros de profundidade no oceano Ártico.

8- “Banana elástica” e “tulipa marinha”

Cientistas do Museu de História Natural (NHM) de Londres descobriram uma impressionante megafauna no fundo do oceano Pacífico, composta por dezenas de criaturas estranhas, muitas das quais são espécies desconhecidas da ciência.

Créditos: Expedição DeepCCZ, Gordon & Betty Moore Foundation & NOAA

Entre elas, chamam a atenção um certo pepino-do-mar que mais parece uma banana elástica meio descascada e uma linda esponja marinha em formato de tulipa.

9- Polvo com orelhas de Dumbo

O oceano profundo também abriga um grupo de polvos raros e misteriosos que recebem o nome de um dos personagens mais icônicos da Disney: o elefante Dumbo.

Esses animais, vulgarmente conhecidos como os polvos-dumbo, são encontrados nas águas mais profundas dos oceanos em todo o mundo, a milhares de metros abaixo da superfície, onde raramente são vistos por seres humanos.

Segundo os cientistas, somos justamente nós, ainda assim, a maior ameaça a essa espécie. O aumento da temperatura global provocado por atividades humanas e consequentemente dos mares leva à redução de oxigênio na água e à acidificação dos mares, causada pelo aumento de gás carbônico incorporado da atmosfera, que também pode ser prejudicial para essa espécie, mesmo que em menor medida.

10- “Filhote do monstro do Lago Ness”

Neste mês, banhistas encontraram uma criatura marinha estranha em uma praia na Inglaterra. A curiosidade a respeito do bicho levou um internauta a compartilhar uma imagem do animal na rede social Reddit, solicitando ajuda de outros usuários para identificar o bicho.

A partir das fotografias compartilhadas, é possível perceber a presença de quatro “patas” – sendo as da frente mais curtas que as de trás – e uma cauda longa. Além disso, o animal tem o corpo acinzentado com várias bolinhas brancas. A cabeça é arredondada, um tanto comprida e achatada.

animal-marinho-inglaterra
Criatura marinha encontrada por banhista em praia da Inglaterra foi apelidada de “filhote do monstro do Lago Ness”. Créditos: Reprodução/Reddit

Tais características levaram alguns internautas a apelidarem o animal de “filhote do monstro do Lago Ness”, em referência à lenda que circula há mais de um século sobre um monstro marinho gigante que supostamente vive no Lago Ness, nas Terras Altas da Escócia, no Reino Unido.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!