Os últimos dez anos foram palco de grandes mudanças relacionadas ao acesso à informação. Um dos marcos, por exemplo, foi a migração dos celulares tradicionais para os smartphones, oferecendo ao usuário acesso à internet praticamente em qualquer lugar graças ao avanço gradual da cobertura de redes móveis pelo mundo.

Agora, um novo relatório da empresa de consultoria Strategy Analytics revela um número impressionante: metade da população mundial possui um smartphone pessoal. Uma mudança dramática se comparada à era dos primeiros celulares inteligentes (de 1995 a 2005) equipados com Windows Mobile e Palm OS, quando a adoção, segundo o gráfico abaixo, nem sequer alcançou 5%.

publicidade

A partir de 2008, após a chegada do iPhone e dos primeiros aparelhos com Android, foi observada uma adoção mais acentuada, principalmente entre 2010 e 2011.

Gráfico da Strategy Analytics revela que metade da população mundial possui um smartphone
Base global de usuários de smartphones de 1994 a 2021. Imagem: Strategy Analytics/Reprodução

“Estimamos que a base global de usuários de smartphones aumentou de apenas 30 mil pessoas em 1994 para 1 bilhão em 2012 e um recorde de 3,95 bilhões em junho de 2021. Com 7,9 bilhões de pessoas no planeta, isso significa que 50% do mundo possui um smartphone”, declarou Yiwen Wu, analista sênior da Strategy Analytics.

publicidade

Leia mais:

O CEO da Strategy Analytics, Neil Mawston, diz que o smartphone é o computador de “maior sucesso” de todos os tempos: “Os consumidores e trabalhadores adoram a conveniência, utilidade e segurança de ter um computador conectado no bolso”. Segundo o executivo, até 2030 cerca de 5 bilhões de pessoas usarão smartphones em todo o mundo.

publicidade

A Strategy Analytics também afirma que o percentual da população com acesso à internet ultrapassou a marca de 50% em 2019. Sem dúvida, um crescimento ligado diretamente à disseminação dos smartphones.

Fonte: Strategy Analytics

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!