Um estudo da Universidade do Texas, em Austin, nos EUA, fez um levantamento inusitado. A linguagem de algumas pessoas pela internet foram analisadas e seria possível descobrir evidências de separações de casais.

Ao todo, os pesquisadores analisaram mais de 1 milhão de publicações de 6,8 mil usuários do Reddit. O estudo encontrou marcadores de uma separação iminente e eles foram vistos três meses antes do término do relacionamento ocorrer propriamente.

publicidade

Leia mais:

Com isso, a pesquisa selecionou usuários que postaram especificamente no subreddit r/BreakUps – comunidade de separações e términos. A indicação de um rompimento não seria apenas uma postagem da pessoa no fórum, mas em várias outras comunidades do Reddit.

publicidade

Dessa forma, a equipe analisou as postagens antes, durante e depois das separações ao longo de dois anos de postagens no Reddit. Os pesquisadores descobriram que os sinais da linguagem utilizada pelos usuários apontam uma separação que estava começando três meses antes. Em média, as pessoas não retornaram ao ponto inicial do estudo após cerca de seis meses.

Imagem: Reprodução/Shutterstock
Imagem: Reprodução/Shutterstock

“Os sinais incluíram um aumento nas palavras com I, palavras com nós e palavras de processamento cognitivo (características de depressão, foco coletivo e processo de criação de significado, respectivamente)”, comunicou o estudo. “E quedas no pensamento analítico (indicando linguagem mais pessoal e informal)”, acrescentou.

publicidade

A análise trouxe um exemplo em seu estudo que pode ser conferido mais abaixo. Na frase postada pelo Reddit, as palavras em negrito ilustram sinais de processamento cognitivo e a abundância de “palavras escritas com I”.

“Estou indeciso se devo ou não compartilhar minha história. Preciso de ajuda porque me sinto perdido, mas minha história é longa e não tenho certeza se vale a pena compartilhá-la”, diz a frase do estudo tomada como exemplo.

publicidade

A doutoranda em psicologia da Universidade do Texas e principal autora da pesquisa, Sarah Seraj, explicou os efeitos ao Science Daily: “Parece que, mesmo antes das pessoas saberem que uma separação vai acontecer, isso começa a afetar suas vidas.”

“Nós realmente não percebemos quantas vezes estamos usando preposições, artigos ou pronomes, mas essas palavras funcionais são alteradas de uma forma quando você está passando por uma agitação pessoal que pode nos dizer muito sobre nosso estado emocional e psicológico”, disse Seraj.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!