Dados do levantamento The Cyber Defense Index (CDI) da MIT Technology Review apontam que entre as 20 principais economias do mundo, o Brasil está entre as que mais correm risco na internet, ficando atrás apenas da Turquia e da Indonésia

“Assim como a segurança pública, na rua, é um problema enorme no Brasil, no digital também é”, disse o CEO da MIT Tech Review Brasil, André Miceli. “O Brasil está sempre no topo dos rankings de número de ataques. Em phishing, especificamente, nós somos os mais atacados. Ainda não tem no Brasil uma política de estado que privilegie ou mesmo dê atenção a esse tipo de problema.”

publicidade

Leia também!

O ranking leva em consideração os membros do G20, excluindo a Rússia por questões geopolíticas, mas incluindo a Polônia para efeitos de comparação. Ao analisar o progresso em defesa cibernética, o Brasil ficou em 18° lugar, enquanto Austrália, Holanda e Coreia do Sul lideram a lista. 

publicidade

O país ainda ocupa a penúltima colocação quando se trata de avanço regulatório, ficando à frente apenas da Turquia. “A falta de uma regulamentação-base em muitos países está ligada aos níveis crescentes de ataques cibernéticos.”

Segurança digital Créditos: Shutterstock

 “Só em agosto, a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), o órgão de segurança cibernética no Brasil, realizou sua primeira consulta para moldar sua nova agenda regulatória”, diz o relatório.

publicidade

A pandemia de Covid-19 pode ser uma das principais culpadas pelo aumento de ataques cibernéticos. De acordo com a ESET, empresa de software de segurança digital, a implementação urgente do trabalho remoto sem uma estrutura adequada levou as companhias a terem diversas aberturas para possíveis ataques.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!