Ao ler as matérias sobre o espaço aqui no Olhar Digital ou em qualquer outra fonte de notícias do ramo, bem como artigos científicos que abordam temas relacionados, você já deve ter se deparado com expressões como: Distância Lunar (DL), Unidade Astronômica (UA), Ano-luz e Parsec (pc).

No início desta semana, abordamos o que é um ano-luz, que indica, basicamente, a distância que a luz percorre em um ano. Mas, e as demais referências? Confira abaixo cada um dos conceitos:

publicidade

Leia mais:

Distância Lunar (DL)

publicidade

A Distância Lunar (DL) se refere à distância média do centro da Terra ao centro da Lua, que é de 384.400 quilômetros, o que equivale a cerca de 30 diâmetros do nosso planeta.

Como a órbita lunar não é perfeitamente circular, a Lua não está sempre à mesma distância de nós. Em um perigeu médio (o ponto mais próximo da Terra), ela fica a 363.228 quilômetros de distância daqui, e em um apogeu médio (o ponto mais distante da Terra), a 405.400 quilômetros.

publicidade

A DL é usada, principalmente, para expressar a distância até corpos relativamente próximos da Terra, como asteroides e cometas que passam eventualmente pela órbita do nosso planeta. 

Créditos: White Space Illustrations / nikiteev_konstantin – Shutterstock

Unidade Astronômica (UA)

publicidade

Já uma Unidade Astronômica (UA) é a distância média da Terra ao Sol, que é de cerca de 150 milhões de quilômetros. Como a órbita da Terra é elíptica, a distância real até a nossa estrela hospedeira varia em cerca de 3% durante o período de um ano – é por isso que se usa a distância média.

De acordo com o guia astronômico Starwalk, a UA costuma ser usada para medir distâncias entre objetos no Sistema Solar ou em outros sistemas estelares. Por exemplo, em seu ponto mais próximo da Terra, Marte e Júpiter estão a 0,37 UA (55,5 milhões de km) e a 3,9 UA (585 milhões de km) de distância dela, respectivamente..

Ano-luz 

Apesar do nome, um ano-luz é uma unidade de distância, e não de tempo. É a distância que a luz viaja no vácuo no período de um ano terrestre, o que equivale a 9,46 trilhões de quilômetros.

O ano-luz é usado para medir distâncias até objetos fora do Sistema Solar, como outras estrelas e galáxias. Por exemplo, a estrela mais próxima do Sol, Proxima Centauri, está localizada a 4,24 anos-luz de distância de nós. A vizinha galáctica mais próxima da Via Láctea, a Galáxia de Andrômeda, está a cerca de 2,5 milhões de anos-luz daqui.

Parsec (pc)

Por fim, temos o Parsec. Na astronomia profissional, em vez do ano-luz, utiliza-se com mais frequência essa unidade de medida, que é de cerca de 3,26 anos-luz (206 mil UA ou 30,9 trilhões de km).

E aí? Agora ficou mais fácil de entender as distâncias astronômicas? Aproveite e comente quais outras curiosidades você tem sobre os conceitos espaciais!

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!