Microsoft quer lançar uma versão moderna do Bing

A empresa planeja utilizar um recurso de inteligência artificial que poderia melhorar os resultados de pesquisas no serviço
Por Luann Motta Carvalho, editado por Lyncon Pradella 05/01/2023 11h27
microsoft-bing-shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Apesar do reinado do Google no serviço de pesquisas, a Microsoft tenta correr atrás e vai trazer novidades para o Bing. A empresa planeja lançar uma versão do programa que utilizaria o ChatGPT para responder os resultados de pesquisas.

O ChatGPT é uma espécie de chatbot com inteligência artificial (IA), desenvolvido pela empresa OpenAI. Ao utilizar essa tecnologia, o Bing estaria em busca de fornecer respostas mais humanizadas às consultas de pesquisas dos usuários, em vez de apenas links para informações.

Leia mais:

Assim como o Google, o Bing exibe informações relevantes de links no topo de muitos resultados de pesquisa. Contudo, os painéis do buscador da Alphabet Inc. são ainda mais distribuídos quando se trata de pesquisas envolvendo pessoas, lugares ou organizações, por exemplo.

Com isso, uma funcionalidade como o ChatGPT poderia ajudar a Microsoft a rivalizar seu buscador com o Knowledge Graph do Google – uma base de conhecimento que fornece informações de forma mais dinâmica e com respostas instantâneas atualizadas regularmente. Por outro lado, tendo uma ferramenta IA nas mãos, a empresa do Bing pode oferecer novos tipos de recursos.

Imagem: Reprodução/Shutterstock
ChatGPT. Imagem: Reprodução/Shutterstock

No ano passado, o ChatGPT trouxe o IA de conversação para os debates nas redes sociais, após impressionar com a capacidade de gerar respostas e dialogar praticamente sobre qualquer assunto – um sistema de aprendizado de máquina, em que os algoritmos aprendem informações sozinhos. No entanto, a ferramenta ainda apresentou algumas falhas graves, apresentando informações incorretas como fatos verdadeiros e preconceitos raciais.

O Google afirmou anteriormente que não pretende lançar imediamente um serviço parecido como o futuro sistema do Bing por haver algumas incertezas. A empresa cita problemas de viés e factualidade com os chatbots de IA existentes e os recursos ainda não estariam prontos para substituir a pesquisa. Nesse meio tempo, o bsucador tem utilizado, há anos, modelos de linguagem IA que otimizam sutilmente seu mecanismo de pesquisa.

A Microsoft ainda não trouxe mais detalhes sobre como planeja integrar o ChatGPT ao Bing. É provável que a empresa comece a realizar testes beta e apenas alguns usuários selecionados vão poder experimentar a ferramenta antes de ser disponibilizada para o público em geral.

Informações via The Verge

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Luann Motta Carvalho é estudante de Jornalismo pela Universidade Federal Fluminense e atua profissionalmente na área desde 2020. Atualmente é redator da editoria de Internet e Redes Sociais.

Lyncon Pradella
Ex-editor(a)

Lyncon Pradella é jornalista formado pela Universidade Nove de Julho. Foi estagiário da RedeTV! e repórter freelancer do UOL antes de se tornar Editor do Olhar Digital.