Neste domingo (8), pessoas vestidas com a bandeira do país e se dizendo patriotas invadiram o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal. Placas com frases como: “intervenção já” e “destruição dos três poderes”, era possível ver em todos os locais. E esses vândalos, além de depredarem e destruírem grande parte do local, acabaram furtando diversos itens de tecnologia e armas de fogo. 

Segundo o Metrópole, houve roubo de iPhones, computadores Macbooks Pro, armas e lentes de máquinas fotográficas. Para se ter ideia do estrago, apenas uma lente de fotografia utilizada pela Imprensa Nacional é avaliada em R$ 40 mil.

Leia mais:

Ainda não houve relatos de dados roubados deste aparelhos eletrônicos, mas é possível que os ladrões tentem acessar os equipamentos de alguma forma para conseguir informações. 

publicidade

O ex-deputado Wadih Damous gravou um vídeo mostrando as armas levadas pelos invasores. “Levaram armas, documentos e munição e isso é muito grave”, afirma ele. “Tentaram botar fogo. Essas maletas aqui no chão, cada uma dessas maletas que está vendo, são armas letais e não letais que foram roubadas pelos criminosos dentro do Palácio do Planalto, mais um crime a ser apurado”. 

Reprodução: Folha de São Paulo

O prejuízo final ainda não se sabe, o valor está sendo apurado pelos Três Poderes e pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Além dos equipamentos, diversas obras de artes, presentes e mobílias foram destruídas. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!