Monetização no marketing pós-cookies e as oportunidades para o setor em 2023

O fato é que o anunciante não está mais disposto a pagar por anúncios para aumentar apenas seu tráfego com mais propaganda
Por Marcus Imaizumi, editado por André Lucena 10/01/2023 09h59
marketing digital
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Siga o Olhar Digital no Google Discover

O ano de 2022 teve um impacto diferente no mercado de publicidade digital. Apesar de grandes eventos como a Copa do Mundo e as eleições, o setor teve um crescimento de apenas 12% em relação a 2021, segundo estudo da Kantar, em parceria com o IAB. Pode parecer um número grande para a maioria das áreas da economia, mas considerando que, no ano anterior, o crescimento havia sido de 25%, vemos sinais de desaceleração.

Ofertas

Fone de Ouvido Headphone P47 Sem Fio Bluetooth Wireless Micro Sd 5.0 Dobrável Com Microfone Regulável Para Corrida Academia Escritório Caminhada Linha Premium (Preto)
Vendido por Amazon
Fone de Ouvido Headphone P47 Sem Fio Bluetooth Wireless Micro Sd 5.0 Dobrável Com Microfone Regulável Para Corrida Academia Escritório Caminhada Linha Premium (Preto)
De: R$ 39,90
Por: R$ 19,90
Smart TV Multi Roku 32" HD 3 HDMI 2 USB Compatível com Alexa e Google Home - TL052M
Vendido por Amazon
Smart TV Multi Roku 32" HD 3 HDMI 2 USB Compatível com Alexa e Google Home - TL052M
De: R$ 1.149,00
Por: R$ 819,00
Carregador Super Turbo 50W Ultra Rápido Tipo C e USB Com Carregamento Rápido + Cabo Tipo C Compatível Com Todos Os Dispositivos, Android, Ios 15/16, Xiaomi - Todos Dispositivos Celulares
Vendido por Amazon
Carregador Super Turbo 50W Ultra Rápido Tipo C e USB Com Carregamento Rápido + Cabo Tipo C Compatível Com Todos Os Dispositivos, Android, Ios 15/16, Xiaomi - Todos Dispositivos Celulares
De: R$ 32,90
Por: R$ 22,90
Placa de Video MSI RTX 5060 Shadow 2X OC, 8GB, GDDR7-912-V537-037
Vendido por Amazon
Placa de Video MSI RTX 5060 Shadow 2X OC, 8GB, GDDR7-912-V537-037
De: R$ 2.920,14
Por: R$ 2.240,00
Ar-Condicionado Split HW Elgin Eco Inverter II Wi-Fi 12.000 BTUs R-32 Quente/Frio 220V
Vendido por Amazon
Ar-Condicionado Split HW Elgin Eco Inverter II Wi-Fi 12.000 BTUs R-32 Quente/Frio 220V
De: R$ 2.499,00
Por: R$ 1.998,89
Freezer Vertical Consul 231 Litros - CVU26FB 110V
Vendido por Amazon
Freezer Vertical Consul 231 Litros - CVU26FB 110V
De: R$ 3.279,35
Por: R$ 2.498,89
WAP Ventilador de Torre AIR SILENCE com 4 Ní­veis de Velocidade, Time de até 15 Horas e Desligamento Automático 127V
Vendido por Amazon
WAP Ventilador de Torre AIR SILENCE com 4 Ní­veis de Velocidade, Time de até 15 Horas e Desligamento Automático 127V
De: R$ 599,90
Por: R$ 404,90
MONDIAL Ventilador de Mesa 40cm Super Power, Branco/Azul, 140W, 110V - VSP-40-W
Vendido por Amazon
MONDIAL Ventilador de Mesa 40cm Super Power, Branco/Azul, 140W, 110V - VSP-40-W
De: R$ 189,90
Por: R$ 129,90
Climatizador de Ar Digital Midea 127V 60Hz
Vendido por Amazon
Climatizador de Ar Digital Midea 127V 60Hz
De: R$ 529,99
Por: R$ 412,69
Monitor Gamer IPS 24 Polegadas, Full HD, 180Hz, 1ms, HDR400, G-SYNC, 250cd/m², Alto-falantes embutidos, Entradas HDMI/DisplayPort/USB/3.5mm
Vendido por Amazon
Monitor Gamer IPS 24 Polegadas, Full HD, 180Hz, 1ms, HDR400, G-SYNC, 250cd/m², Alto-falantes embutidos, Entradas HDMI/DisplayPort/USB/3.5mm
De: R$ 799,00
Por: R$ 593,00
Câmera Digital EOS, Canon, Preto, 23 x 14 x 17 cm
Vendido por Amazon
Câmera Digital EOS, Canon, Preto, 23 x 14 x 17 cm
De: R$ 3.799,00
Por: R$ 3.598,94
Anker MagGo Power Bank, Bateria Magnética Ultra Fina de 10.000mAh, Certificação Qi2, Portátil, Carregador MagSafe Compatível de 15W Ultra Rápido, Compatível com iPhone 17/16/15, Samsung,Xiaomi e Mais
Vendido por Amazon
Anker MagGo Power Bank, Bateria Magnética Ultra Fina de 10.000mAh, Certificação Qi2, Portátil, Carregador MagSafe Compatível de 15W Ultra Rápido, Compatível com iPhone 17/16/15, Samsung,Xiaomi e Mais
De: R$ 649,00
Por: R$ 469,00
Notebook Acer Nitro V15 ANV15-41-R4Q9 R77735HS AMD Ryzen 7 32GB 512GB SSD NVIDIA RTX 4050 15.6” FHD LED IPS 165Hz AGPOS
Vendido por Amazon
Notebook Acer Nitro V15 ANV15-41-R4Q9 R77735HS AMD Ryzen 7 32GB 512GB SSD NVIDIA RTX 4050 15.6” FHD LED IPS 165Hz AGPOS
De: R$ 7.799,00
Por: R$ 5.610,00
Câmera digital, vídeo de 5k, câmera de 75 megapixels, transmissão Wi-Fi, foco automático, zoom digital de 18x, tela giratória de 180 graus, cartão SD de 32G,câmera compacta,vlog,fotográfica
Vendido por Amazon
Câmera digital, vídeo de 5k, câmera de 75 megapixels, transmissão Wi-Fi, foco automático, zoom digital de 18x, tela giratória de 180 graus, cartão SD de 32G,câmera compacta,vlog,fotográfica
De: R$ 699,00
Por: R$ 499,00
PlayStation DualSense Controle sem fio – Branco
Vendido por Amazon
PlayStation DualSense Controle sem fio – Branco
De: R$ 499,90
Por: R$ 379,00
Robô Aspirador Liectroux XR500 Pro 3 em 1 Aspira Varre Passa Pano Com Aplicativo Compatível Com Alexa e Google Mapeamento Inteligente Salva os Mapas Bivolt
Vendido por Amazon
Robô Aspirador Liectroux XR500 Pro 3 em 1 Aspira Varre Passa Pano Com Aplicativo Compatível Com Alexa e Google Mapeamento Inteligente Salva os Mapas Bivolt
De: R$ 2.489,00
Por: R$ 1.616,02
MONDIAL Ventilador de Parede 40cm Super Turbo 8 Pás, Preto/Prata, 140W, 110V - VTX-40P-8P
Vendido por Amazon
MONDIAL Ventilador de Parede 40cm Super Turbo 8 Pás, Preto/Prata, 140W, 110V - VTX-40P-8P
De: R$ 259,90
Por: R$ 179,90
Notebook ASUS Vivobook 15 X1504VA Intel Core i5 1334U 8GB Ram 512GB SSD Windows 11 Tela 15,6" FHD Silver - NJ1740W
Vendido por Amazon
Notebook ASUS Vivobook 15 X1504VA Intel Core i5 1334U 8GB Ram 512GB SSD Windows 11 Tela 15,6" FHD Silver - NJ1740W
De: R$ 3.599,00
Por: R$ 2.759,00
Fritadeira Sem Óleo Air Fryer Eos Chef Gourmet 6.2 Litros Compacta Digital Vermelho Eaf60v 110v
Vendido por Amazon
Fritadeira Sem Óleo Air Fryer Eos Chef Gourmet 6.2 Litros Compacta Digital Vermelho Eaf60v 110v
De: R$ 299,90
Por: R$ 199,00
soundcore P20i da Anker Fone de Ouvido Sem Fio, Drivers de 10mm, Graves Potentes, Bluetooth 5.3, 30H de Bateria, Resistência à Água, 2 Microfones IA, App Personalizável
Vendido por Amazon
soundcore P20i da Anker Fone de Ouvido Sem Fio, Drivers de 10mm, Graves Potentes, Bluetooth 5.3, 30H de Bateria, Resistência à Água, 2 Microfones IA, App Personalizável
De: R$ 249,00
Por: R$ 166,19
Philips Walita Preta Fritadeira Airfryer Essential XL Digital, 6.2L de capacidade, Garantia internacional de dois anos, 110V, 2000W (RI9270/90)
Vendido por Amazon
Philips Walita Preta Fritadeira Airfryer Essential XL Digital, 6.2L de capacidade, Garantia internacional de dois anos, 110V, 2000W (RI9270/90)
De: R$ 899,90
Por: R$ 399,00
WAP Umidificador de Ar AIR FLOW com Luminária e Difusor de Aromas, 4 Litros, Autonomia de até 12 horas, 20W Bivolt
Vendido por Amazon
WAP Umidificador de Ar AIR FLOW com Luminária e Difusor de Aromas, 4 Litros, Autonomia de até 12 horas, 20W Bivolt
De: R$ 229,90
Por: R$ 132,00
CAMERA INSTAX MINI 12 ROSA GLOSS
Vendido por Amazon
CAMERA INSTAX MINI 12 ROSA GLOSS
De: R$ 649,00
Por: R$ 473,00

Parte desse movimento ocorreu por conta do endurecimento da coleta de dados via cookies e device IDs (no caso do iOS), que ocasionou a queda de receita em publicidade de grandes publishers. Com isso, o mercado de mídia aposta cada vez mais em novas estratégias em termos de publicidade digital para impactar o usuário certo – estratégias essas que devem trazer um novo fôlego para o setor em 2023.

Leia mais:

O fato é que o anunciante não está mais disposto a pagar por anúncios para aumentar apenas seu tráfego com mais propaganda – ele quer a aquisição do usuário, a fidelização, incrementar a receita per capita, conseguir monetizar o que já se tem. Uma das grandes apostas para o próximo ano é atrelar soluções voltadas para os clientes com possibilidades para o publisher criar sua própria plataforma de rede de anúncios. Ou seja, apostar na monetização da audiência, além do crescimento de base de usuários.

Agora, um dos principais desafios para os publishers será entender seus dados e sua própria audiência. Eles precisam começar a olhar para o histórico de compras e/ou consumo de conteúdo dos seus clientes e entender como estas informações vão ser cruciais para as campanhas dos seus anunciantes.

O processo de entender sua audiência depende de coleta de dados constante e, em tese, só se consegue entender o comportamento do usuário com a análise desses dados em uma linha do tempo. Desta forma, será possível identificar diferentes grupos de usuários, conforme sua evolução nos hábitos de consumo e interesses.

É neste momento que os publishers, que possuem dados organizados de seus usuários, se destacam no jogo. Até então, as audiências eram criadas com base nos cookies ou device IDs. Com o fim destas tecnologias de identificação do público, os anunciantes terão mais dificuldade de usar os dados primários de seus consumidores em plataformas externas de mídia. Isso porque, em tese, só quem é o dono da audiência (e tem a permissão do usuário para tal) é quem pode se comunicar com a base.

Então, os publishers que conseguirem usar seus próprios dados para criar as segmentações que o anunciante deseja, com certeza, receberão mais investimentos em mídia neste próximo ano. Esta é, de fato, a oportunidade perfeita para gerar receita com um modelo de negócio que antes não monetizava ou era pouco explorado.

Esse assunto não é novo e já vem sendo tão explorado pelas grandes plataformas de e-commerce e varejo que ganhou um nome próprio: Retail Media. O volume gigantesco de dados de compras de clientes que essas empresas geram permite que elas identifiquem, com precisão, diferentes grupos de pessoas, de acordo com seus hábitos de compra e navegação.

Já as plataformas de streaming, que até agora mantinham suas estruturas de negócio baseadas em assinaturas e mensalidades, são um exemplo da adoção de outro modelo de negócio para rentabilizar a audiência. Publishers como a Netflix estão utilizando a publicidade como um canal de receita adicional com potencial imenso, já que eles são capazes de direcionar propagandas de acordo com o conteúdo que os usuários assistem.

Para esses players, aquisição, engajamento e retenção de usuários ainda são importantes, claro, mas o foco em 2023 será a monetização da audiência. Em um cenário pós-pandêmico e com uma expectativa de investimento em publicidade digital mais intenso do que em 2022, os anunciantes estarão em busca de novos canais de mídia que consigam entregar segmentação e retorno sobre investimento, e publishers pioneiros podem oferecer exatamente isso.

*Marcus Imaizumi é Country Manager Brazil e Head of Publisher Business da DigitalReef

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Redator(a)

Marcus Imaizumi é redator(a) no Olhar Digital

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.