As câmeras antigas, de baixa qualidade e consideradas ultrapassadas pelos amantes da fotografia, estão na moda de novo. Os jovens estão seguindo esta tendência cada vez mais rápido, compartilhando suas fotos com a hashtag #digitalcamera, que já possui 184 milhões de visualizações nas redes sociais.  

Influenciadores famosos, como Kendel Jenner e Bella Hadid, estão incentivando o uso das velhas câmeras, postando fotos super borradas, ou com iluminação em excesso. O estilo remete muito às imagens capturadas por paparazzis e tabloides publicadas nos anos 2000.   

publicidade

Leia mais:

“As pessoas estão percebendo que é divertido ter algo não conectado ao telefone”, disse Mark Hunter, fotógrafo também conhecido como Cobrasnake. “Você está obtendo um resultado diferente do que está acostumado. Há um pouco de atraso na gratificação”, segundo o The New York Times.

publicidade

Mark começou a registrar sua juventude com uma câmera digital, e atualmente fotografa os novos famosos e influencers. “Eles estão rebobinando o relógio para 2007 e ‘basicamente revivendo cada episódio de ‘The Simple Life'”, disse ele, referindo-se a um reality show da época que apresentava Paris Hilton e Nicole Richie.

No Ebay, as buscas por estas câmeras aumentaram em 10% de 2021 a 2022, com alguns modelos específicos sendo mais procurados, disse Davina Ramnarine, porta-voz da empresa. Por exemplo, as buscas por “Nikon COOLPIX” aumentaram 90%, disse ela.

publicidade
Taylor Swift usando uma câmera digital na festa de aniversário de Katy Perry em 2009. Crédito.:Mark Hunter

Segundo a estrategista de estilo de vida da empresa de previsão de tendências WGSN Insight, Brielle Saggese, esta moda cresceu entre os jovens por parecer mais autêntica. Fotos tiradas com câmeras digitais podem transmitir “uma camada de personalidade que a maioria do conteúdo do iPhone não oferece”, disse ela.

“Queremos que nossos dispositivos se misturem silenciosamente com o ambiente e não sejam visíveis”, disse Saggese. “A estética Y2K virou isso de cabeça para baixo”, acrescentou ela, descrevendo selfies espelhadas e fotos em que câmeras digitais são acessórios visíveis como “escolhas estilísticas”.

publicidade

Para os estudantes esta nova tendência é uma forma de se desconectar do celular e focar em algo “novo”.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!