A CES 2023 começa amanhã, 5 de janeiro. No evento deste ano muitas montadoras estão presentes, incluindo a Hyundai. Antes mesmo do início da feira de tecnologia, a marca sul-coreana revelou mais detalhes sobre o seu táxi autônomo.

A novidade, baseada no carro elétrico Ioniq 5, será lançada primeiro em Las Vegas ainda este ano, uma cidade com padrões no mínimo complicados de tráfego urbano, especialmente na hora do rush.

Veja também:

Um dos desafios do serviço será disputar o espaço limitado nas ruas de forma segura com pedestres e outros tipos de veículos, como limousines e caminhões. Para isso, o táxi autônomo (apelidado de “robotaxi” em inglês) possui direção autônoma nível 4 (de 5).

publicidade

Em tese, isso significa que o carro pode se guiar sozinho, ainda que venha com volante e pedais na cabine para os casos em que um motorista precise dirigir.

O modelo possui mais de 30 sensores a bordo e muito poder de computação para tomar decisões mais rápido. Imagem: Hyundai/Divulgação

A iniciativa criou até uma nova empresa, a Motional, fruto de um acordo comercial firmado entre a Hyundai Motor Group e a Aptiv. A segunda é quem vai operar o Ioniq 5 autônomo com a ajuda da Uber, que vai oferecer a sua plataforma para que os usuários possam fechar corridas usando esses veículos.

Após o lançamento, a Motional pretende levar o Ioniq 5 autônomo para Los Angeles. O vídeo abaixo mostra como a novidade vai funcionar na prática.

Vale destacar que outras concorrentes também estão de olho neste mercado. Um exemplo é a General Motors, que recebeu o sinal verde das autoridades americanas no ano passado para fornecer algo bem semelhante em São Francisco.

Imagem principal: Hyundai/Divulgação

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!