A SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk, está na reta final do trabalho de preparação da espaçonave Starship que poderá voar pela primeira vez no próximo mês, se tudo correr conforme planejado. O próprio Musk declarou no Twitter, no último sábado (7), que há uma chance real de que o teste aconteça no final de fevereiro.

O objetivo da Starship será transportar pessoas e cargas diretamente para a Lua e para Marte. O grande veículo é formado por dois elementos, ambos projetados para serem totalmente reutilizáveis. O próximo voo de teste orbital aparentemente envolverá um protótipo Super Heavy conhecido como Booster 7 e a variante Ship 24 Starship.

Leia mais:

A SpaceX, em suas instalações Starbase no sul do estado do Texas, já submeteu os protótipos a diversos testes. Tanto o Booster 7 quanto o Ship 24 realizaram testes de “fogo estático”, que consiste em apenas acender os motores com as naves ancoradas no chão. Elon Musk pretende realizar um novo incêndio estático no Booster 7 antes de enviá-lo para o voo.

publicidade

O próximo voo de teste decolará da Starbase. A espaçonave Ship 24 viajará ao redor da Terra somente uma vez e depois voltará diretamente para o Oceano Pacífico. Já o Booster 7 aparentemente fará um mergulho próprio, no Golfo do México, na costa do Texas.

O teste orbital será o primeiro voo de teste da Starship desde 2021, quando um protótipo Starship, de três motores, chamado SN15 subiu cerca de 10 quilômetros nos céus do Texas, depois voltou para um pouso seguro na Starbase. O voo do Booster 7 e do Ship 24 marcará a primeira vez que um veículo Super Heavy subirá aos céus.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!