Vídeo mostra foguete da Virgin Orbit caindo na Terra após falha

O lançamento fracassado da Virgin Orbit acabou resultando em uma reentrada ardente na Terra que foi registrada por um observador em uma das Ilhas Canárias
Por Mateus Dias, editado por Flavia Correia 11/01/2023 09h28, atualizada em 11/01/2023 20h55
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Conforme noticiado pelo Olhar Digital, a Virgin Orbit, empresa pertencente ao bilionário Richard Branson, fez um lançamento a partir do espaçoporto de Cornwall, na Inglaterra, que tinha tudo para ser histórico. No entanto, as coisas não saíram conforme o planejado, e a missão, batizada de “Start Me Up” inspirada na famosa canção dos Rolling Stones, de 1981, foi abortada devido a uma anomalia no foguete.

O Boeing 747 modificado chamado Cosmic Girl decolou às 20h09 (pelo horário de Brasília) da segunda-feira (9), carregando o foguete LaucherOne sob uma das asas, no que se tornaria o primeiro lançamento orbital do Reino Unido e a primeira missão comercial a levantar voo a partir da Europa Ocidental.

Por sua vez, o primeiro estágio cumpriu seu papel, separando-se corretamente cerca de 3,5 minutos após ser lançado pelo Cosmic Girl, a uma altitude de 11 mil metros. Essa reentrada foi flagrada em vídeo por um observador nas Ilhas Canárias, território espanhol localizado na costa da África

O foguete carregava nove satélites que iriam desempenhar funções civis e militares: um experimento de fabricação em órbita da empresa britânica Space Forge; vários cubesats de defesa do Reino Unido (incluindo dois para estudar a ionosfera, a camada superior da atmosfera da Terra) e um satélite experimental de navegação global cofinanciado pela Agência Espacial Europeia (ESA).

Leia mais:

Registro da queda

A queda do foguete aconteceu por volta das 20h18, e a reentrada foi gravada a partir de Lanzarote, uma das Ilhas Canárias. O vídeo, publicado no Twitter e no YouTube, foi feito por Ramón López, um colaborador da Rede Espanhola de Meteoros. 

Segundo o cientista e rastreador de satélites Marco Langbroek, existem poucas chances de que a bola de fogo mostrada no vídeo não tenha relação com a queda do primeiro estágio do LauncherOne. 

“A posição do avistamento, a localização do céu (baixo oeste-noroeste visto de Lanzarote) e a direção do movimento do objeto reentrando, bem como o tempo, combinam bem com a trajetória de lançamento”, escreveu Langbroek em seu Twitter.

Causa da anomalia

A Virgin Orbit e a Agência Espacial do Reino Unido (UKSA) abriram uma investigação para descobrir o que aconteceu. Segundo o site Space.com, as suspeitas caem sobre um rompimento na linha de combustível do primeiro estágio do foguete, mas ainda não se sabe ao certo o que pode ter ocasionado a anomalia.

“Trabalharemos incansavelmente para entender a natureza da falha, tomar ações corretivas e retornar à órbita assim que concluirmos uma investigação completa e um processo de garantia da missão” disse a Virgin Orbit em comunicado emitido após a falha do lançamento.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Redator(a)

Mateus Dias é estudante de jornalismo pela Universidade de São Paulo. Atualmente é redator de Ciência e Espaço do Olhar Digital

Flavia Correia
Redator(a)

Jornalista formada pela Unitau (Taubaté-SP), com Especialização em Gramática. Já foi assessora parlamentar, agente de licitações e freelancer da revista Veja e do antigo site OiLondres, na Inglaterra.