Após adquirir o Twitter por US$ 44 bilhões no ano passado, Elon Musk procura maneiras de alavancar a receita da rede social. Entre as medidas controversas do CEO, mais uma pode estar a caminho: a venda de nomes de usuários da plataforma.

Nomes de usuários serão objetos de leilões online do Twitter?

  • Conforme aponta a matéria do The New York Times, os engenheiros do Twitter estão considerando organizar leilões online onde as pessoas podem fazer lances por nomes de usuários – também conhecidos como identificadores;
  • De acordo com a notícia, essa ação seria um potencial fluxo de receita para o Twitter e vem sendo discutida pelo menos desde o mês passado entre os membros da equipe;
  • Apesar disso, ainda não é possível saber se a ideia sairá do papel e caso seja concretizada, não está claro se todos os nomes de usuário serão afetados ou somente alguns deles.

Em dezembro, Musk anunciou em uma postagem que iniciaria em breve a liberação de 1,5 bilhão de identificadores do Twitter e observou que as contas inativas seriam excluídas da plataforma. Pouco após oficializar o acordo de aquisição da rede social, o empresário sinalizou o interesse em liberar nomes de usuário que seriam desejados por alguns usuários.

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Atualmente, as regras e políticas do Twitter impedem a compra e venda de identificadores. No entanto, a comercialização de nomes de usuários da plataforma ocorrem no mercado negro há anos e chegou a atrair a atenção de alguns hackers. Em 2020, um adolescente foi preso depois de invadir a rede social e obter identificadores de alto perfil para vendê-los – entre os afetados estavam famosos como Barack Obama, Bill Gates e ironicamente, Elon Musk.

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Além dos supostos leilões online, Musk vem tentando colocar outras ideias em práticas para aumentar a receita do Twitter. Diversas reportagens apontaram a queda na receita publicitária da plataforma, com muitas empresas paralisando seus anúncios na rede.

Uma das medidas mais controversas de Musk foi introduzir um plano de assinatura do Twitter Blue que garante um selo de verificação da empresa. Adicionalmente, o empresário também planeja suspender a proibição de anúncios políticos.

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Informações via TechCrunch

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