A Inglaterra anunciou que uma variedade de plásticos poluentes descartáveis ​​será proibida no país a partir de outubro deste ano. Entre os itens estão:

  • Pratos de plástico de uso único
  • Bandejas
  • Tigelas
  • Talheres
  • Palitos de balão
  • Certos tipos de copos de poliestireno
  • Recipientes para alimentos

Todos nós conhecemos os impactos absolutamente devastadores que o plástico pode ter em nosso meio ambiente e na vida selvagem. Ouvimos o público e essas novas proibições de plásticos de uso único continuarão nosso trabalho vital para proteger o meio ambiente para as gerações futuras

Thérèse Coffey, secretária do Meio Ambiente da Inglaterra

Estimativas apontam que o país usa 2,7 bilhões de talheres descartáveis ​​– a maioria dos quais são de plástico – e 721 milhões de pratos descartáveis ​​por ano, mas apenas 10% são reciclados. Se 2,7 bilhões de talheres estivessem alinhados, eles dariam a volta ao mundo oito vezes e meia (com base em um talher de 15 cm).

“O plástico é um flagelo que destrói nossas ruas e belos campos e estou determinada a nos afastar de uma cultura de uso único”

Rebecca Pow, ministra do Meio Ambiente

O governo inglês explicou que mais de 95% dos que responderam à consulta pública feita no país foram a favor das proibições. “Tenho orgulho de nossos esforços nessa área: banimos as microesferas, restringimos o uso de canudos, mexedores e cotonetes e nossa cobrança de sacolas reduziu as vendas em mais de 97% nos principais supermercados”, completou Thérèse Coffey.

Leia mais:

publicidade

Para se ter uma ideia, os talheres de plástico estavam entre os 15 itens mais jogados no lixo na Inglaterra em 2020. “Ao introduzir uma proibição no final deste ano, estamos reforçando nosso compromisso de eliminar todos os resíduos plásticos evitáveis. Também continuaremos com nossos planos ambiciosos para um esquema de devolução de depósitos para recipientes de bebidas e coletas de reciclagem consistentes na Inglaterra”, finalizou Rebecca Pow.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!