Tumba da dinastia de Tutancâmon pode ter sido descoberta no Egito

Tumba rara da época de Tutancâmon foi encontrada em uma escavação no Egito. Os restos mortais podem ser de uma princesa
Lucas Soares16/01/2023 17h15
tumba
Imagem: Ministry of Tourism and Antiquities
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Uma tumba real até então desconhecida pode ter sido encontrada durante uma escavação no Egito. De acordo com o Ministério do Turismo e Antiguidades local, a missão conjunta de várias entidades com a Universidade de Cambridge pode ter encontrado os restos mortais de um membro da dinastia do famoso Faraó Tutancâmon.

  • A escavação ocorreu na região dos Vales Ocidentais, em Luxor
  • Estudos estão sendo feitos para confirmar a idade da tumba
  • O local está bastante degradado devido às chuvas

Tumba pode ser da época do Tutancâmon 

Por que é importante? Se confirmado, a tumba remete ao período da 18ª dinastia, considerado o período áureo do Egito Antigo. Por tanto, materiais e tumbas dessa época geram bastante interesse. 

Leia mais:

A tumba pertence a quem? A suspeita é de que a tumba pertencia a princesa real da linhagem Thutmose, a qual ainda restam poucos detalhes e informações revelados. 

O interior da tumba neste momento está “em mau estado”, com “numerosas construções e inscrições destruídas pelas inundações da Antiguidade , que encheram as câmaras mortuárias de sedimentos arenosos e calcários”, disse o arqueólogo egípcio Mohsen Kamel, ao ministério.

“Os primeiros elementos descobertos até agora dentro do achado parecem indicar que ele remonta à 18ª dinastia dos faraós Akhenaton e Tutancâmon”, completou Mostafa Waziri, chefe do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito à AFP.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.