Motorhome elétrico consegue ficar dias longe da tomada; saiba qual é o segredo

O eRV2 da Winnebago é baseado no mesmo chassi da van elétrica Ford-E Transit
Gabriel Sérvio19/01/2023 12h00, atualizada em 19/01/2023 20h36
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A fabricante de motorhomes Winnebago acaba de apresentar um protótipo totalmente elétrico, o eRV2. Baseado no mesmo chassi da Ford-E Transit, a novidade parece uma van convencional por fora e oferece um alcance de 174 km por carga.

A empresa americana equipou o veículo com um “truque” na manga, uma bateria de 48 volts e 15 kWh que fica armazenada sob o piso. A unidade alimenta apenas as comodidades internas por uma semana sem recarregar, incluindo ar condicionado, aquecedor, chuveiro, geladeira e ventilador de teto.

Motorhome elétrico eRV2.
Motorhome elétrico Winnebago eRV2. Imagem: Winnebago/Divulgação

Veja também:

O segredo para manter tudo funcionando é um conjunto de painéis solares de 900 watts instalado no teto que mantém a bateria carregada. Segundo as estimativas da fabricante, bastam 4 horas de luz solar por dia para ficar até sete dias longe da tomada.

Imagem: Winnebago/Divulgação

O interior do eRV2, por sua vez, é repleto de materiais reciclados, incluindo o piso, tapetes, colchão e acabamentos. Com a promessa de oferecer um ambiente “calmo e multifuncional”, o veículo conta ainda com espaços dedicados de trabalho e portas de carregamento integradas. Um roteador Wi-Fi também está incluso no pacote.

O tecido que cobre os assentos da cabine também é feito à base de plantas e as bancadas são de materiais biodegradáveis. Imagem: Winnebago/Divulgação

No fim, a Winnebago ainda não entrou em muitos detalhes técnicos e deixou claro que o eRV2 ainda é apenas um conceito sem data de produção. Segundo a empresa, a autonomia ainda é baixa para atender o cliente padrão que compra um RV. A meta é que o proprietário consiga dirigir por pelo menos três horas entre as recargas.

Ainda assim, é uma amostra de que o mercado de veículos recreativos também está de olho em modelos com emissão zero. Saiba mais sobre o eRV2 no vídeo abaixo. 

Imagem principal: Winnebago/Divulgação

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.