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Nesta quinta-feira (19), a ZeroAvia deu um passo importante rumo a aviação mais sustentável decolando a maior aeronave híbrida do mundo. Se trata de um bimotor modelo Dornier 228 com lugar para 19 ocupantes equipado com um protótipo de trem de força movido a eletricidade e hidrogênio.
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O avião completou um voo de 10 minutos no aeroporto de Cotswold, no Reino Unido, abastecido com hidrogênio gasoso. Para o teste, a aeronave foi equipada com duas pilhas de células de combustível e baterias de íon-lítio na cabine. Para mais potência e segurança na decolagem, foi instalado ainda um motor extra Honeywell TPE-331 na asa direita.

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A iniciativa faz parte de um programa do governo britânico que vai financiar o desenvolvimento de aeronaves de passageiros que causam menos impacto no meio ambiente. Confira abaixo a filmagem do primeiro voo.
A ZeroAvia afirma que vai conseguir a certificação do seu sistema inovador ainda este ano. O plano é começar a decolar em rotas comerciais até 2025. A empresa também trabalha para escalar a mesma configuração de motorização para aeronaves maiores de 90 assentos até 2030.
Nasa e Boeing se juntam para criar avião comercial mais sustentável
Quem anunciou um projeto no mesmo sentido esta semana foi a Nasa. A agência espacial firmou uma parceria com a Boeing para criar um avião de corredor único capaz de voar usando até 30% menos combustível que os modelos atuais. A meta é a mesma: reduzir as emissões e o impacto ambiental gerado pelos voos comerciais.
Imagem principal: ZeroAvia/Divulgação
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