O aplicativo do Google Fotos deve começar a exibir imagens RAW no feed principal dentro de pouco tempo. Referências à funcionalidade foram encontradas nos códigos do app, e tudo indica que em breve o recurso será ativado em smartphones Android.

As referências à funcionalidade foram identificadas pelo 9to5Google. Atualmente, imagens RAW capturadas pela câmera do smartphone são armazenadas dentro de uma pasta especial com o recurso de backup desativado por padrão, e não são exibidas na lista de imagens do usuário.

Leia mais:

Essas imagens são enormes e faz sentido que as pessoas prefiram não enviá-las para a nuvem para ocupar o espaço limitado oferecido pelo Google Fotos. É possível, no entanto, ativar manualmente o backup, caso o usuário deseje.

publicidade
Google Fotos
Aplicativo Google Fotos. Foto: dennizn/Shutterstock

No entanto, a versão 6.20 do Google Fotos tem referências a uma maneira de fazer com que as fotos RAW sejam exibidas no feed principal independentemente do status de backup – ou seja, elas apareceriam com o backup ativado ou não.

E, para diferenciar imagens RAW de outros formatos, atualmente elas serão exibidas sempre com um ícone de lente de câmera no topo superior direito das fotografias – é de se esperar que isso continue acontecendo após o lançamento do novo recurso.

A versão 6.20 do Google Fotos ainda não foi liberada para usuários em geral, mas mesmo quem já recebeu ainda não consegue usar o recurso – é provável que o Google precise habilitá-lo a partir dos seus próprios servidores para que usuários do Android tenham acesso à novidade.

Via 9to5Google

Imagem: rafapress/Shutterstock

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!