Desde o lançamento da linha do iPhone 12 em 2020, e em seguida os dispositivos 13, em 2021, a Apple deu aos fotógrafos melhores recursos para fazer as imagens. Um deles é o formato raw das fotos, chamado nos gadgets da maçã de ProRaw.

O que é o formato raw?

Primeiro, é preciso entender o que é o formato raw. Ele contém todas as informações da foto. Pense um pouco analógico: lembra do filme de 35 mm? Pronto. É como se fosse um daqueles negativos.

publicidade

Leia mais:

E o que é o ProRaw do iPhone?

O formato de arquivo dos celulares da Apple chegou para se juntar tanto aos arquivos JPEG e o raw. O primeiro “prende” o usuário que tira fotos as próprias escolhas de equilíbrio de cores, exposição, redução de ruído e nitidez do aparelho.

publicidade

No raw, o dono do iPhone pode personalizar essas opções do jeito que quiser. Como o sensor da câmera dos aparelhos são consideravelmente menores que o de uma câmera DSLR, rele recebe muito ruído. Os JPEG corrigem essas falhas como um sensor inteligente de modo automático. O raw deixa a cargo do fotógrafo, mas por muito tempo precisou de aplicativos de terceiros para ser usado.

iPhone 12 Pro
A função foi iniciada no iPhone 12 Pro. Imagem: Marian Weyo/Shutterstock

Já o ProRaw nativo a partir do iPhone 12 Pro muda tudo. Ele funciona em todas as câmeras do aparelho e também no modo noturno. Ele usa o formato de arquivo DNG, ou Adobe Digital Negative, com arquivos grandes, de cerca de 25 megabytes.

publicidade

Como ativar o ProRaw

É bem simples ativar a função. O usuário precisa ir apenas em “Configurações” e depois em “Câmera”. Daí, vai buscar a opção “Formatos”, onde pode encontrar a opção Apple ProRaw. Ela vai aparecer no canto superior do aplicativo da câmera para ser usado.

Via: CNet

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!