O Google anunciou, nesta quarta-feira (14), novidades para o Google Fotos, incluindo para sua versão mobile. A atualização destacará melhor os vídeos dos usuários, criará efeitos visuais com fotos com música, apresentará seu próprio editor de colagem e muito mais.

As adições fazem parte de um upgrade maior ao recurso do Fotos, o Memórias, introduzido em 2019. Combinação de algo como o Stories e o Memórias do Facebook, o Memórias do Google Fotos também ajuda os usuários a olhar para suas fotos mais antigas, organizadas em coleções na parte superior da tela principal do aplicativo – onde as Histórias são frequentemente encontradas em aplicativos sociais.

publicidade

Leia mais:

No ano passado, o Google Fotos atualizou o Memórias usando a tecnologia de aprendizado de máquina (machine learning) para identificar padrões nas fotos e adicionou outros tipos de Memórias, como aquelas que destacam eventos e feriados.

publicidade

Agora, o Google está lançando outro redesenho do Memories, que introduz mais vídeos na experiência. O serviço selecionará e cortará automaticamente os melhores trechos de seus vídeos mais longos usando o aprendizado de máquina como parte desse aprimoramento, diz o Google.

As mudanças ocorrem em momento em que as empresas de tecnologia estão vendo aumento no uso de vídeo entre os usuários.

publicidade

A Meta, no início deste ano, disse que o Reels estava representando 20% do tempo que os usuários gastam no Instagram e o vídeo em geral representa 50% do tempo que os usuários passam no Facebook, por exemplo.

publicidade
Recurso de colagem do Google Fotos (Imagem: Divulgação/Google)

O Google Fotos está vendo tendência semelhante. A empresa disse ao TechCrunch que os uploads de vídeos cresceram quatro vezes mais rápido do que os uploads de fotos nos últimos dois anos, razão pela qual optou por investir em mais ferramentas de vídeo.

A versão atualizada do Google Fotos também fará mais com músicas, inclusive adicionando música a mais Memórias e definindo várias fotos estáticas como música em seu recurso de efeito visual “Fotos Cinematográficas”.

Lançado em 2020, o Cinematic Photos aproveita o aprendizado de máquina para criar versões 3D de suas fotos, prevendo a profundidade da imagem e animando efeito panorâmico suave. Mais tarde, expandiu esse efeito para incluir fotos costuradas chamadas Momentos Cinematográficos, que também dão ilusão de uma imagem mais parecida com 3D.

Outro novo conjunto de recursos na nova atualização está focado em aprimorar a criatividade e o compartilhamento social.

Isso inclui novo recurso chamado Estilos, que adiciona automaticamente arte gráfica às Memórias, colocando-as em fundos coloridos, por exemplo. Os artistas Shantell Martin e Lisa Congdon contribuíram para esse recurso no lançamento.

À medida que a demanda pelo novo criador de colagens Shuffles do Pinterest aumenta, o Google Fotos está pulando nessa tendência com seu próprio editor de colagens, que permitirá aos usuários selecionar um design, escolher e editar fotos e reorganizar seu layout usando controles de arrastar e soltar.

O Memórias de fotos agora também pode ser compartilhado com amigos e familiares, começando no Android, com iOS e na web em breve.

Uma adição menor, mas interessante – e não notada pelo anúncio oficial do Google – envolve como você navega pelas Memórias após a atualização.

Embora você ainda possa tocar para a esquerda ou para a direita para mover entre as fotos em uma determinada Memória – como faria com a maioria das Histórias – ao percorrer as Memórias, agora você desliza para cima e para baixo.

Com informações de TechCrunch

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!