Uma nova plataforma de análise de dados está sendo desenvolvida pelo Hospital Israelita Albert Einstein para auxiliar o Ministério da Saúde na avaliação e fiscalização do funcionamento de unidades públicas de saúde e do uso dos recursos federais repassados.  

Segundo informações da Agência Brasil, a tecnologia se baseia no cruzamento de informações do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e outras fontes pertinentes. A expectativa é que, com o uso da ferramenta, também seja possível atualizar e elaborar políticas públicas relacionadas ao tema, além de realizar comparações entre estados e municípios. 

publicidade

Leia mais! 

A Plataforma de Auditoria e Monitoramento de Dados em Saúde (Pamdas) será executada no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS) e vai abranger detalhes de tratamentos complexos, do ponto de vista de infraestrutura e de gestão hospitalar. Além disso, profissionais da Auditoria-Geral do Sistema Único de Saúde (AudSUS) serão capacitados em inteligência artificial (IA) para o manejo da ferramenta. 

publicidade

A iniciativa visa garantir agilidade à rotina dos auditores, sistematizando e informatizando processos já realizados, o que permite identificar e solucionar problemas de estrutura e alocação de recursos em larga escala. Espera-se que o cruzamento dos dados forneça alerta de possíveis inconformidades que serão investigados por auditores. O projeto deve ser concluído até o final de 2023, quando será realizado um relatório das principais análises do triênio de 2021 – 2023. 

Imagem: Eliseu Geisler/Shutterstock

“O objetivo da plataforma é validar se o serviço está sendo executado, conforme diretrizes de saúde e gerar ações que garantam a correta execução dos procedimentos e consequentemente resultar em um melhor atendimento para a população. Outro fator relevante é que, gerando indicadores sobre a correção da aplicação dos recursos do SUS, garante-se a melhor distribuição do recurso que está sendo empregado no lugar e de forma correta”, disse a consultora de análises do Einstein, Caroline Bianca Carvalho Candido. 

publicidade

Para a especialista, a ferramenta trará agilidade nos processos, gerando maior escalabilidade e apontando as possibilidades de análise e auditoria de forma mais ágil, além de dar aos auditores mais visibilidade de maneira mais rápida e proativa. 

Sobre o Proadi-SUS 

publicidade

O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) foi criado em 2009 com o propósito de apoiar e aprimorar o SUS por meio de projetos de capacitação de recursos humanos, pesquisa, avaliação e incorporação de tecnologias, gestão e assistência especializada demandados pelo Ministério da Saúde. 

Hoje, o programa reúne seis hospitais sem fins lucrativos referência em qualidade médico-assistencial e gestão: Hospital Alemão Oswaldo Cruz, BP — A Beneficência Portuguesa de São Paulo, HCor, Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Moinhos de Vento e Hospital Sírio-Libanês. 

Entre os principais benefícios do Proadi-SUS, destacam-se: 

  • redução de filas de espera;  
  • qualificação de profissionais;  
  • pesquisas do interesse da saúde pública para necessidades atuais da população brasileira;  
  • gestão do cuidado apoiada por inteligência artificial; 
  • melhoria da gestão de hospitais públicos e filantrópicos em todo o Brasil. 

Via Agência Brasil

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!