O Relógio do Juízo Final foi atualizado nesta terça-feira (24), essa é a primeira atualização desde o começo da Guerra da Ucrânia, em fevereiro de 2021, e colocou a humanidade mais perto do apocalipse nuclear. Agora, segundo o medidor, faltam 90 segundos para a meia-noite.

Antes dessa última atualização, faltavam 100 segundos, que já era o mais perto que já estivemos da catástrofe. A guerra e as recentes ameaças nucleares por parte da Rússia foram responsáveis pelo avanços dos ponteiros.

publicidade

“Devido, em grande parte, mas não exclusivamente, à invasão da Ucrânia por parte da Rússia e ao maior risco de uma escalada nuclear”, diz o comunicado divulgado pelo grupo.

Além disso, também influenciou, “as ameaças contínuas representadas pela crise climática e o colapso das normas e instituições globais necessárias para mitigar os riscos associados com o avanço das tecnologias e as ameaças biológicas como a covid-19”.

publicidade

Leia mais:

Como funciona o Relógio do Juízo Final?

A medição é feita por um grupo de cientistas que anualmente declaram, baseados no contexto global, quão perto estamos do apocalipse. O Relógio do Juízo Final começou a funcionar em 1947, no começo da Guerra Fria, e desde então nunca esteve tão perto da meia-noite.

publicidade

Claro, o relógio em si é um objeto de marketing, mas serve de alerta para a situação crítica que o mundo está enfrentando, com mudanças climáticas, epidemias e guerras. Todos esses fatores contribuem para a classificação dos cientistas.

Para se ter noção do quão perto são os 90 segundos, quando foi lançado, o relógio marcava sete minutos para a meia-noite, quando a Guerra Fria acabou, a atualização levou para 17 minutos.

publicidade

No entanto, essa paz não durou muito, desde 2021, com a crise entre Estados Unidos e Coréia do Norte o Relógio do Juízo Final está reduzindo a distância do apocalipse. A próxima atualização deve ocorrer apenas no começo do ano que vem, e tudo depende de como o mundo vai estar daqui a um ano.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!