Fizemos 10 perguntas do Enem 2022 ao ChatGPT e o resultado foi surpreendente

Chatbot baseado em inteligência artificial é capaz de fazer coisas impressionantes, como, por exemplo, a prova mais concorrida do Brasil
Por Matheus Barros, editado por Lyncon Pradella 24/01/2023 14h21, atualizada em 24/01/2023 15h35
Fizemos 10 perguntas do Enem 2022 ao ChatGPT e o resultado é surpreendente
Fizemos 10 perguntas do Enem 2022 ao ChatGPT e o resultado é surpreendente / Imagem: Nick Ellis (Olhar Digital)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Nesta semana, um professor da Wharton School da Universidade da Pensilvânia, uma das faculdades de administração mais prestigiadas dos EUA, decidiu colocar o ChatGPT à prova e descobriu que o chatbot supera alguns de seus estudantes no curso de gerenciamento de operações.

A tecnologia foi aprovada em um curso de MBA (Master of Business Administration), um grau acadêmico de pós-graduação realizado por administradores e executivos de gestão de empresas. 

Leia também!

Com essa ideia em mente, nós do Olhar Digital decidimos trazer este tipo de teste para um cenário mais próximo. Para tal, fizemos algumas perguntas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2022 ao ChatGPT.

Escolhemos questões de todos os temas para testar a capacidade completa do chatbot. O resultado é assustador: ele acertou todas as respostas.

Confira abaixo:

Reprodução: Olhar Digital

O que é o ChatGPT?

Nas últimas semanas, diversas notícias sobre o ChatGPT inundaram as redes sociais e algumas pessoas chegaram a demonstrar receio com a capacidade da tecnologia. Mas você sabe o que é essa nova ferramenta? 

O ChatGPT é um modelo de linguagem treinado com uma variedade de tópicos e estilos. Por enquanto, ele consegue gerar textos escritos de forma natural e coerente – pelo menos, na maior parte das vezes. Porém, é possível que futuramente ele possa, inclusive, usar microfone e alto-falante para se comunicar, como uma evolução do que entendemos de assistentes virtuais.

Por isso, essa ferramenta é usada em aplicações que envolvem texto escrito. Como, por exemplo, aplicativos de escrita automatizada, assistentes virtuais, ferramentas de análise de dados, programação e chatbot.

E diferente de outros chatbots, como aqueles utilizados por varejistas, o ChatGPT não possui um limite. A ferramenta propícia uma experiência de diálogo baseada em uma inteligência artificial, e é capaz de fazer coisas impressionantes.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Matheus Barros
Redator(a)

Formado em Jornalismo pela FIAM FAAM, Matheus Barros iniciou seu trabalho em redação jornalística no portal da RedeTV! e hoje atua como repórter de Internet e Redes Sociais do Olhar Digital.

Lyncon Pradella
Ex-editor(a)

Lyncon Pradella é jornalista formado pela Universidade Nove de Julho. Foi estagiário da RedeTV! e repórter freelancer do UOL antes de se tornar Editor do Olhar Digital.