De tempos em tempos surgem notícias de celulares que pegaram fogo meio sem motivo aparente, sejam iPhones ou smartphones Android. Em alguns casos, eles estavam em locais pouco seguros enquanto eram carregados; em outros, simplesmente entraram em combustão de uma hora para outra.

Um caso recente se encaixa na segunda categoria e envolve um velho iPhone 4, e o momento exato no qual o incêndio começou foi capturado por uma câmera de segurança.

publicidade

Leia mais:

O caso ocorreu nos EUA e envolvia um iPhone 4 – um modelo bastante antigo que já tem mais de 10 anos desde que foi lançado – que estava carregando durante a noite em cima de uma mesa de cozinha. Nenhuma violação de segurança das que poderiam causar um incêndio ocorreu, mas, mesmo assim, o iPhone pegou fogo. Confira o vídeo abaixo:

publicidade

O que pode ter causado o incêndio do iPhone 4?

O iPhone 4 foi lançado originalmente em 2010, o que significa que o aparelho que entrou em chamas pode ter mais de 10 anos. Isso significa que a bateria dele já está bastante velha e possivelmente danificada – ela pode ser superaquecido durante a recarga até o ponto de explodir.

Mas existem outras explicações – se a bateria não for original da Apple, pode ser uma unidade de baixa qualidade, que também é mais propensa a explosões do que as vendidas pela Apple, já que nem sempre contam com os mesmos recursos de segurança.

publicidade

O importante é lembrar que, embora aconteçam, esses eventos são raros, e garantir a segurança da bateria é quase sempre o suficiente para evitar incêndios. Tomar cuidado com carregadores de baixa qualidade, que podem operar em voltagens acima do recomendado, é uma medida bastante útil.

Via GizChina

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!