Apesar de alguns sistemas já conseguirem identificar sinais de cansaço no motorista, a Ford quer revolucionar o recurso com uma nova tecnologia. Uma patente registrada pela montadora apresenta uma nova abordagem que vai além de detectar a fadiga, conseguindo, pelo menos em tese, reverter a sonolência no volante.

Para isso, a gigante americana criou óculos especiais que precisam ser usados pelo motorista ao longo do dia. Seu papel é relativamente simples: ajustar de forma inteligente a quantidade de luz que chega até os olhos do usuário. Segundo a empresa, a novidade consegue reduzir imediatamente o nível de fadiga. 

Motorista dirigindo um Ford Ka
Como usa bateria e monitora a luz disponível o tempo todo, também há um modo de espera que reduz o consumo de energia. Imagem: adolf martinez soler/Shutterstock

Leia mais:

Como funciona a tecnologia da Ford?

A empresa explica que o recurso funciona com a ajuda de sensores que também monitoram onde o motorista está. Quando sai do carro para um local mais iluminado, por exemplo, as lentes compensam a luz para um grau considerado ideal por meio de um sistema de iluminação embutida.

publicidade

Uma vez que o condutor entra no veículo, até a iluminação da cabine do carro muda automaticamente. Segundo a patente, a ferramenta será eficaz especialmente para os condutores que saem de casa durante a madrugada para trabalhar.

No fim, embora o dispositivo seja útil, usar os óculos por horas seguidas pode ser um hábito que nem todos estariam dispostos a adotar. Por enquanto, a Ford diz que ainda precisa otimizar a tecnologia para garantir que tudo funcione como o esperado, ou seja, ainda não há garantia ou prazo para o sistema chegar até os veículos de produção da montadora.

Imagem principal: Kleber Cordeiro/Shutterstock

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!