A Audi acaba de revelar o Activeshpere, seu mais novo protótipo de carro elétrico e autônomo. O veículo é um SUV elegante de quatro portas com estilo futurista, rodas grandes de 22” e teto com perfil mais baixo.

Pronto para andar na estrada (e fora dela) o novo conceito da montadora alemã ganhou o apelido de “mestre da metamorfose” graças a uma função que permite transformar o utilitário em picape apertando um botão.

publicidade
A Audi acaba de revelar o Activeshpere, seu mais novo protótipo de carro elétrico autônomo. O veículo é um SUV elegante de quatro portas com estilo futurista.
Imagem: Audi/Divulgação

Com 4,98 metros de comprimento, a caçamba não é exatamente das maiores, no entanto, é suficiente para levar duas bikes e equipamentos esportivos, por exemplo.

Leia mais:

publicidade

Como funciona a novidade?

Segundo a Audi, o Activesphere possui uma antepara motorizada que se desdobra a partir dos bancos traseiros e isola a cabine do exterior. Ao mesmo tempo, o vidro traseiro desliza sobre o teto e a porta que dá acesso ao porta-malas se dobra na horizontal. O resultado é um novo compartimento de carga.

A Audi acaba de revelar o Activeshpere, seu mais novo protótipo de carro elétrico autônomo. O veículo é um SUV elegante de quatro portas com estilo futurista.
Imagem: Audi/Divulgação

Baseado na arquitetura Premium Platform Electric (PPE) da Audi, o EV usa um sistema de carregamento de 800 volts, oferece um alcance estimado na faixa de 600 km e vem com uma bateria de 100 kWh de capacidade.

publicidade

O Activesphere possui dois motores elétricos, um em cada eixo, tração nas quatro rodas e 436 cavalos de potência. O conceito também tem suspensão a ar adaptável, que pode aumentar e diminuir em 4 cm da sua posição padrão. Já a distância máxima do solo é de 24,8 cm. 

A pegada off-road não para por aqui. O protótipo também possui superfícies em vidro transparente na parte inferior das portas e na frente, o que, segundo a fabricante, ajuda na visibilidade ao “navegar em terrenos difíceis”.

publicidade

Interior adaptável e ajustes por botões virtuais

Descrito pela Audi como símbolo de “clareza e organização”, o interior do carro é ainda mais interessante. Os pedais e o volante, por exemplo, desaparecerem da visão do motorista quando o carro é colocado no modo autônomo.

Imagem: Audi/Divulgação

Outro recurso que vale ser mencionado aqui são os óculos de realidade mista, que mostram dados importantes ao motorista e podem até controlar certas configurações do veículo por meio de gestos e botões virtuais.

Imagem: Audi/Divulgação

A Audi diz que o recurso é “particularmente amigável” e o “controle virtual se move em direção ao usuário para que ele possa interagir” com mais conforto. “A interface do usuário (o display virtual) reage às mudanças em tempo real”, acrescenta a montadora.

Imagem: Audi/Divulgação

No fim, é importante lembrar que o novo carro conceito da Audi não é um modelo de produção. O veículo é uma espécie de laboratório de testes da marca para mostrar tecnologias que devemos ver apenas nos carros do futuro.

Saiba mais sobre o Activeshpere no vídeo abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=_WjtTrMIXNs

Imagem principal: Audi/Divulgação

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!