Aparentemente, o YouTube possui um bug que a própria plataforma não estava ciente da existência. Isso porque a data de lançamento de um vídeo esteve envolto de dúvidas e esse conteúdo, supostamente, seria o mais antigo da história do serviço do Google. Porém, o caso parece ter sido desvendado.

“Me at the zoo” ainda é o vídeo mais antigo do YouTube

  • Para os usuários mais assíduos do YouTube, é praticamente um conhecimento geral o vídeo “Me at the zoo” (Eu no zoológico), carregado em 23 de abril de 2005 pelo co-fundador da plataforma, Jawed Kerim;
  • Apesar de “Me at the zoo” ter a notoriedade de ser o vídeo mais antigo lançado no YouTube, um outro conteúdo começou a circular nesta quinta-feira. De alguma forma, ele teria uma data de upload anterior: 5 de abril de 2005;
  • No entanto, o YouTube fez um comunicado ao The Verge e apontou uma falha na plataforma, que permitia a alteração na data de upload de um vídeo.

O vídeo em questão tem 48 segundos e é intitulado “Bem-vindo ao YouTube!!!”. No conteúdo, acompanhada da música Jump, do Van Halen, uma imagem de baixa resolução é ilustrada, mostrando um logotipo da plataforma e repetindo o título do vídeo. A gravação foi atribuída a Chad, Steve, Jawed, uma referência aos co-fundadores Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Kerim.

Leia também!

No entanto, alguns usuários se atentaram a alguns detalhes do vídeo. Na publicação abaixo do conteúdo, foi possível avistar o aviso “O chat ao vivo está desativado para esta Estreia”, ou seja, dois recursos (chat ao vivo e Estreia) que definitivamente não estavam disponíveis na plataforma em 2005. Adicionalmente, a data de lançamento teria sido corrigida logo depois e no momento, o campo parece estar devidamente correto.

publicidade

Além disso, o vídeo foi enviado por um perfil enigmático chamado “enn”, que teria ingressado no YouTube em setembro de 2005, meses após a suposta data de carregamento do vídeo. A conta teria afirmado que a data de entrada foi “redefinida durante uma atualização do banco de dados”.

“Estamos cientes de um problema que permitiu que a data de upload deste vídeo fosse alterada e estamos trabalhando em uma correção. Fique tranquilo, o vídeo mais antigo do YouTube sempre será ‘Me at the zoo’, que foi carregado em 23 de abril de 2005 por um de nossos cofundadores e ajudou a alavancar mais de 17 anos de criatividade no YouTube”, comunicou a porta-voz do YouTube, Kimberly Taylor.

Informações via The Verge

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!