Na segunda-feira (30), a Agência de Projetos de Pesquisa Avançada em Defesa (DARPA) dos EUA revelou que concluiu com sucesso o teste final do míssil Hypersonic Air-breathing Weapon Concept (HAWC), da Lockheed Martin

Conceito artístico do míssil hipersônico da Lockheed Martin. Crédito: Lockheed Martin

Alimentado por um sistema de jato da empresa Aerojet Rocketdyne, o foguete atingiu uma velocidade superior à do Mach 5 ao longo de um curso de 560 km.

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O voo de teste deste mês foi uma ação conjunta da DARPA, da Força Aérea dos EUA, do Laboratório de Pesquisa da Força Aérea (AFRL), da Lockheed Martin e da Aerojet Rocketdyne. 

Como nos dois voos de teste anteriores, o veículo – que consiste em um propulsor de motor de foguete sólido, uma mortalha protetora de planador e um veículo planador contendo uma ogiva de projétil de energia cinética – foi lançado de um bombardeiro B-52H Stratofortress.

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Segundo comunicado da DARPA, após a implantação, o propulsor disparou automaticamente, aumentando o planador a velocidades supersônicas. Depois disso, um motor de propulsão a jato (scramjet) assumiu, acelerando o planador para mais de cinco vezes a velocidade do som ao atingir uma altitude de mais de 18 mil metros.

De acordo com a Lockheed, o teste dobrou os dados sobre o motor scramjet usado para alimentar o míssil, que é uma das duas versões que estão sendo consideradas pela Força Aérea dos EUA. 

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O outro está sendo desenvolvido pela empresa Raytheon. Os dados serão usados para melhorar a tecnologia e ampliar o envelope de desempenho antes da próxima fase de três voos de teste, em que o míssil será equipado com uma ogiva viva.

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“O programa HAWC criou uma geração de novos engenheiros e cientistas hipersônicos”, disse Andrew Knoedler, gerente do programa HAWC. “O HAWC também trouxe uma riqueza de dados e progresso para a comunidade hipersônica que respira ar. As equipes da indústria levaram o desafio dos veículos movidos a scramjet a sério, e tivemos a coragem e a sorte de fazê-lo funcionar”.

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