Os jogos parecidos com Minecraft são ideais para quem quer expressar a criatividade livremente. Apesar do simulador da Mojang ser muito popular até hoje, há diversas alternativas que podem garantir horas de diversão, como Terraria, Roblox, Subnautica e muito mais. Vale mencionar que muitos desses títulos são multiplataforma — ou sejam, rodam em computadores, consoles e até celulares, em alguns casos.

Leia também:

Nas linhas a seguir, o Olhar Digital apresenta 10 jogos parecidos com Minecraft que você pode aproveitar a qualquer momento. Há games para PC, consoles PlayStation, Xbox e celulares Android e iPhone (iOS).

Terraria

Terraria - 10 jogos parecidos com Minecraft
Terraria (Imagem: Divulgação)

Assim como em Minecraft, o objetivo em Terraria é coletar materiais — desde madeira até minérios raros — para produzir equipamentos e construir estruturas. A ideia é acumular recursos durante o dia, quando não há perigos, para enfrentar inimigos à noite. O mapa em duas dimensões é gigante e abriga masmorras com chefes poderosos que garantem itens cada vez mais valiosos.

publicidade

Plataformas disponíveis: PC, PS4, Xbox One, Nintendo Switch, Android e iOS.

Roblox

Roblox - 10 jogos parecidos com Minecraft
Roblox (Imagem: Divulgação)

Roblox é uma plataforma que reúne vários jogos diferentes. Esse é um jogo parecido com Minecraft porque, além dos gráficos baseados em quadrados, ele permite que os usuários criem suas próprias aventuras utilizando as ferramentas de design próprias do sistema. Vale citar que Roblox pode ser acessado de graça, tendo apenas microtransações dentro do aplicativo.

Plataformas disponíveis: PC, Xbox One, Android e iOS.

Subnautica

Subnautica - 10 jogos parecidos com Minecraft
Subnautica (Imagem: Divulgação)

Subnautica é um jogo de sobrevivência embaixo d’água. Assim como em Minecraft, sua tarefa é explorar o mundo, superando seus perigos e coletando recursos para construir bases, submarinos e ferramentas. Há, porém, um desafio maior: é preciso ficar de olho nos níveis de oxigênio enquanto mergulha nas profundezas do oceano. Subnautica ainda tem uma campanha linear com uma história bastante interessante.

Plataformas disponíveis: PC, PS4 e Xbox One.

No Man’s Sky

No Man's Sky - 10 jogos parecidos com Minecraft
No Man’s Sky (Imagem: Divulgação)

No Man’s Sky leva o conceito de Minecraft ao espaço. Graças ao recurso de geração procedural, o jogo permite explorar mais de 18 quintilhões de planetas cheios de recursos e vida alienígena. Quando terminar de explorar um lugar, não é necessário começar o jogo do zero. Basta entrar na nave espacial e pousar em outro planeta, já que tudo será totalmente diferente.

Plataformas disponíveis: PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S e Nintendo Switch.

Don’t Starve

Don't Starve - 10 jogos parecidos com Minecraft
Don’t Starve (Imagem: Divulgação)

Don’t Starve foca mais na sobrevivência do que na criatividade. O foco é permanecer vivo por meio da criação de ferramentas e abrigo, utilizando recursos bastante limitados. Um dos principais destaques do game é a estética gótica diferente de todos os outros títulos desta lista. Aqui, o fogo é o seu melhor amigo, já que é necessário ter calor para cozinhar e não morrer de fome.

Plataformas disponíveis: PC, PS4, Xbox One, Nintendo Switch, Android e iOS.

Lego Worlds

Lego Worlds -10 jogos parecidos com Minecraft
Lego Worlds (Imagem: Divulgação)

Lego Worlds é baseado em Minecraft, que por sua vez também se inspira em Lego. Você pode destruir e construir no jogo, desfazendo ambientes inteiros de uma só vez para construir estruturas enormes usando um conjunto de ferramentas de artesanato. Também há campanha, colecionáveis, jogabilidade clássica no estilo de outros jogos da franquia Lego, com narração de Peter Serafinowicz.

Plataformas disponíveis: PC, PS4, Xbox One e Nintendo Switch.

Dragon Quest Builders 2

Dragon Quest Builders 2 - 10 jogos parecidos com Minecraft
Dragon Quest Builders 2 (Imagem: Divulgação)

Outro jogo que se inspira em Minecraft é Dragon Quest Builders 2. Nesse título, o jogador se encontra em uma encantadora terra de fantasia baseada em blocos que está sendo oprimida por um culto maligno. Esse culto busca eliminar tudo que ousa ser criativo. Seu trabalho é desafiar o culto e ajudar as pessoas a reconstruir sua terra destruída.

Plataformas disponíveis: PC, PS4 e Nintendo Switch.

Trove

Trove - 10 jogos parecidos com Minecraft
Trove (Imagem: Divulgação)

Visualmente, Trove é bastante parecido com Minecraft. O MMO de ação traz minas e cavernas repletas de inimigos e recompensas valiosas, permitindo que os jogadores se unam a amigos para evoluir o personagem e completar tarefas. Trove ainda conta com um sistema amplo de classes que incentivam a variação de estilo de jogo.

Plataformas disponíveis: PC, PS4 e Xbox One.

Ark: Survival Evolved

Ark Survival Evolved - 10 jogos parecidos com Minecraft
Ark Survival Evolved (Imagem: Divulgação)

Em Ark: Survival Evolved, você surge nas praias de uma ilha misteriosa repleta de criaturas jurássicas. A ideia é sobreviver em meios aos dinossauros utilizando da melhor forma os poucos recursos disponíveis no início da aventura. Lentamente, o jogo passa a exigir menos habilidades dos jogadores e se torna quase um simulador de vida com dinossauros.

Plataformas disponíveis: PC, PS4, Xbox One e Nintendo Switch.

Stardew Valley

stardew valley - 10 jogos parecidos com Minecraft
Stardew Valley (Imagem: Divulgação)

Stardew Valley é um simulador de fazenda em que você deve não só administrar suas plantações, como também construir relações com os habitantes locais e melhorar as estruturas. Assim como em Minecraft, é preciso acumular recursos para evoluir sua fazenda. Além disso, pescar, minerar, cozinhar, cultivar e criar animais de fazenda são apenas algumas maneiras de se manter ocupado nesse jogo.

Plataformas disponíveis: PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S e Nintendo Switch.

Imagem principal: Divulgação.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!