O módulo inflável de uma estação espacial privada, a Orbital Reef, explodiu durante testes realizados pela Sierra Space. O projeto do complexo espacial liderado pelo Blue Origin é financiado pela NASA para substituir a Estação Espacial Internacional (ISS). A explosão, no entanto, faz parte do procedimento de testes realizado em dezembro. 

Explosão em teste de módulo inflável da Sierra Space

O teste foi o terceiro realizado para certificar o design do módulo em um possível voo espacial. A empresa chamou a operação como teste de flatulência acelerado, e ele passou com sobra pelos requisitos de certificação da NASA.

publicidade

Esses resultados nos impulsionarão em 2023, à medida que amadurecemos a tecnologia por meio do desenvolvimento em grande escala e continuamos em direção à certificação total da NASA

Sierra Space em comunicado

O módulo que fará parte do Orbital Reef testado é o Grande Ambiente Flexível Integrado (LIFE). Ele vai constituir uma das estações espaciais privadas que receberam financiamento da NASA em 2021.

Leia mais:

publicidade

Testes explosivos

Os três testes de explosão foram realizados porque a NASA exige que testes extensivos sejam realizados em solo para garantir que o módulo é seguro no espaço. O último, encheu o módulo de testes com ar para se certificar de que ele aguentaria manter a pressão por 100 horas. Ele explodiu somente 150 horas depois, superando o que era exigido pela agência espacial para certificação.

As outras duas operações foram realizadas em julho e novembro e os módulos foram sujeitos a pressões de ar cada vez maiores até que explodisse. Agora a Sierra Space pretende realizar outro teste de flatulência acelerado ainda no início deste ano e posteriormente no final do ano realizar teste com módulos em escala real.

publicidade

Os testes foram realizados em Huntsville, Alabama, no Marshall Space Flight Center da NASA, na mesma zona onde a NASA testou entre 1960 e 1970 os foguetes da missão Apollo. Além da Sierra Space, as operações foram realizadas por funcionários da NASA, a ex-fabricante de trajes espaciais ILC Dover.

Módulos de testes de outras fabricantes também já passaram pelo processo de serem explodidos. O módulo projetado para o espaço profundo da Lockheed Martin Space passou por testes de ruptura para certificações da NASA.

publicidade

Em 2021 a NASA investiu 415 milhões de dólares em financiamento de três projetos de estações espaciais. 130 milhões de dólares foram destinados à Blue Origin e à Orbital Reef, que também inclui a Sierra Space. O restante foi destinado a Nanoracks LLC e a Northrop Grumman, 160 e 125,6 milhões de dólares respectivamente.

Um módulo inflável já se encontra em operação atualmente na ISS. O Módulo de Atividade Expansível Bigelow (BEAM) foi instalado em 2019 em dos portos de atração. Ele passa por análises periódicas para garantir sua resistência ao vácuo e a radiação solar.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!