Montar um PC não é uma tarefa fácil. Antes de comprar as peças, é preciso analisar com cuidados alguns pontos para que o processo de construir o computador seja um sucesso. Os componentes, incluindo processador, placa de vídeo, placa-mãe e fonte de alimentação, precisam ser compatíveis entre si para que a máquina funcione sem problemas.

Nas linhas a seguir, o Olhar Digital listou cinco coisas que você precisa saber antes de montar um PC, desde quais componentes escolher, até dicas de memória RAM e controle de temperatura do sistema.

publicidade

Leia também:

Escolha entre Intel ou AMD

O processador é uma das peças mais importantes em um computador. Apesar de tanto a Intel quanto a AMD fabricarem chips de alta qualidade, escolher a marca do componente vai definir quais modelos de placa-mãe poderão ser utilizadas no computador.

publicidade

Por exemplo, se você quiser utilizar um Ryzen 7 5800X, da AMD, no PC, é necessário comprar uma placa-mãe que tenha soquete do tipo AM4. Entre as placas-mãe com essa característica estão as peças com chipset X570, B550, A520, X470, B450, X370, B350 e A320.

5 coisas que você precisa saber antes de montar um PC
Processador AMD Ryzen. Imagem: Luiz Gonzales/Unsplash

Controle a temperatura do sistema

Na hora de montar um PC, é preciso decidir qual será o método de resfriamento do sistema antes de comprar as peças e o gabinete. É possível usar resfriadores a base de vento ou água para controlar a temperatura do processador e da placa de vídeo, mas o gabinete precisa ter espaço suficiente para comportar os componentes.

publicidade

Se quiser utilizar um gabinete pequeno com pouca circulação de ar, é recomendado investir em watercoolers compactos. Caso o gabinete seja amplo e bem projetado, basta instalar as ventoinhas nos locais indicados pela fabricante para começar a utilizar o computador.

Tenha dois pentes de memória RAM

As memórias RAM (Random-Access Memory) são muito importantes para o funcionamento do computador. O componente armazena de forma rápida e temporária as instruções que o processador envia para outras peças. Esse processo é realizado em um pente de memória RAM por vez.

publicidade

Ao utilizar dois pentes de memória RAM no sistema, o componente pode trabalhar em dual-channel. Isso significa que o processador consegue alocar o dobro de instruções ao mesmo tempo, diminuindo o intervalo dos comandos e deixando o computador mais rápido.

5 coisas que você precisa saber antes de montar um PC
Memória DRAM DDR5 de 12 nm (Imagem: divulgação/Samsung)

Verifique a compatibilidade das peças

Além de adquirir uma placa-mãe que seja compatível com o processador, é necessário verificar a compatibilidade dos demais componentes ao montar um PC. Por exemplo, pode ser frustrante descobrir só no momento da montagem que a placa-mãe não tem uma interface M.2 para conectar um SSD super veloz.

Até mesmo os pentes de memória RAM precisam ser compatíveis com a placa-mãe. Se alguma peça estiver fora do lugar ou não combinar com o resto do sistema, pode ser que o computador tenha problemas de desempenho ou fique sem funcionar.

Calcule a energia necessária

Todos os componentes elétricos do computador exigem uma quantidade de energia para funcionar. Essa energia vem da fonte, que alimenta o sistema todo. A potência da fonte vai depender do consumo de cada peça. A soma de todos esses valores precisa ser menor que a potência da fonte.

Além disso, você precisa considerar o fator de forma, eficiência, amperagem, proteção e os cabos necessários na hora de comprar a fonte de alimentação. Uma boa fonte pode durar anos e ter um grande impacto na eficiência do PC.

Imagem principal: Shutterstock.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!