O roteiro é quase sempre o mesmo: o computador com Windows 10 apresenta um bom desempenho logo após ser comprado, mas depois de algum tempo, torna-se cada vez mais lento, o que causa frustrações, raivas e “dores de cabeça” nos usuários.

É claro que PCs de última geração e com processadores de ponta não costumam apresentar esse tipo de problema. Contudo, nem todos têm condições de adquirir um dispositivo desse, que tornaram-se muito mais caros com a crise global de chips e com a alta do dólar.

Existem opções como baixar aplicativos de terceiros para melhorar a performance do dispositivo. A compra de um SSD (Solid State Drives) também pode ser uma boa alternativa para acelerar o desempenho do PC.

No entanto, as dicas abaixo visam otimizar o desempenho de seu computador sem a necessidade de baixar programas ou comprar novas peças. Tudo será possível por meio de pequenas configurações do próprio Windows 10. Confira.

publicidade

Melhore a velocidade de inicialização do Windows 10

Quem enfrenta problemas com lentidão na inicialização do Windows 10 sabe como o processo pode irritar até mesmo o mais calmo dos usuários.

Uma boa dica é gerenciar todos os aplicativos que são automaticamente inicializados ao ligar o PC. Para isso, clique com o botão direito na barra de tarefas (ou use o atalho Ctrl + Shift + Esc) e acesse o “Gerenciador de Tarefas”.

Gerenciador de tarefas do Windows 10

Feito isso, vá na aba “Inicializar”. O computador vai exibir todos os programas que são iniciados ao ligar o dispositivo. Vale deixar apenas as ferramentas do próprio sistema, como o gerenciador de áudio e as notificações do Windows Security.

Os demais programas podem ser desabilitados, já que é possível abri-los manualmente depois. A medida certamente fará com que a inicialização de seu Windows 10 seja bem mais rápida.

Desinstale programas não utilizados

Assim como em dispositivos móveis, aplicativos não utilizados podem ocupar um espaço considerável na memória de computadores.

Uma boa dica é acessar as opções do Windows 10 (por meio do atalho tecla Windows + I) e selecionar a opção “Aplicativos”.

Aplicativos e recursos do Windows 10

É possível filtrar os apps por ordem de tamanho e dar uma boa revisada nos aplicativos não utilizados. Basta clicar em um deles que a opção “Desinstalar” vai aparecer. A “limpeza” poderá renovar o “gás” de seu computador.

Leia mais:

Não lote o HD

A dica segue o mesmo princípio do tópico acima. Ocupar muito espaço em seu HD no Windows 10 faz com que o computador trabalhe de maneira relativamente mais lenta.

Vale ficar de olho no limite de armazenamento. Para isso, vá nas opções do Windows 10 (por meio do atalho tecla Windows + I), entre na opção “Sistema” e vá até a seção “Armazenamento”.

Armazenamento em disco

Será possível monitorar o armazenamento em seu HD. O ideal é nunca ultrapassar mais de 90% da capacidade de disco.

Ainda existe a possibilidade de ativar o Sensor de Armazenamento, que exclui “arquivos inúteis” de seu PC, como arquivos temporários e conteúdos na lixeira.

Use apenas um antivírus

Windows Defender

Além de ocupar mais espaço em seu sistema operacional Windows 10, utilizar dois antivírus ao mesmo tempo, na verdade, pode ser prejudicial para a sua segurança.

Isso porque o uso simultâneo das ferramentas pode ocasionar em conflitos entre os programas (imagine duas pessoas dirigindo o mesmo veículo), já que cada um pode ter uma medida específica para proteger o computador.

A verdade é que o Windows Defender, que é integrado ao sistema operacional, é mais do que suficiente para grande parte dos usuários. Ele possui bons recursos contra vírus, malwares e outras ameaças. E o melhor de tudo: é gratuito.

Aparência e desempenho do Windows 10

Alterar algumas pequenas configurações de aparência podem otimizar o desempenho de seu dispositivo. Isso serve para usuários que não ligam para o visual, e sim, para uma boa performance.

Clique no ícone do Windows, busque por “desempenho” e clique na opção “Ajustar a aparência e o desempenho do Windows”. Será possível escolher a opção predefinida que otimiza a performance do Windows ou mesmo criar a sua própria configuração ao desmarcar as caixas desejadas.

Configurações de aparência e desempenho

A ação vai tirar animações ao abrir novas janelas, simplificar as fontes mais personalizadas, eliminar alguns efeitos de transição, entre outras medidas. Vale a pena para quem deseja otimizar o desempenho.

Fonte: Genbeta