A Microsoft lançou nesta quarta-feira (2) o Teams Premium, uma versão que acrescenta alguns recursos avançados à plataforma de bate-bapo e videoconferências. Entre eles, estão novas ferramentas que usam o ChatGPT da OpenAI.

A novidade, que promete inovar as reuniões virtuais, necessita de uma assinatura que custará US$7, cerca de R$35 na cotação atual.

Leia mais:

As novas funcionalidades da plataforma contam com a tecnologia de Largue Language Models do ChatGPT 3.5. De acordo com a Microsoft, essa tecnologia tornará as reuniões mais inteligentes, personalizáveis e seguras. 

publicidade

Para participantes de outras nacionalidades em uma reunião, o Teams Premium contará com legendas traduzidas em 40 idiomas. Se o organizador da reunião tiver a assinatura premium, todos os participantes poderão acompanhar as traduções feitas em tempo real pelo software.

Anotações automáticas

A inteligência artificial da OpenAI faz anotações da reunião criadas automaticamente enquanto os usuários conversam via Teams. Além disso, as reuniões que utilizam o PowerPoint Live terão as anotações divididas em capítulos. 

Esse recurso permitirá que os usuários que não participaram da videoconferência fiquem cientes dos temas discutidos apenas lendo as notas escritas pela IA.

“Com a recapitulação inteligente no Teams premium, você obterá notas de reunião geradas automaticamente, tarefas recomendadas e destaques personalizados para ajudá-lo a obter as informações mais importantes para você, mesmo que perca a reunião”

Nicole Herskowitz, vice-presidente do Microsoft Teams
Anotações
Anotações geradas pela IA durante a conversa (Imagem: Divulgação/ Microsoft)

Linha do tempo da reunião

Outra novidade que chegará em breve à plataforma é uma espécie de linha do tempo da reunião, que será dividida por marcadores que mostram temas discutidos durante a conversa. Ao clicar nesse marcador, a plataforma apresenta a gravação no exato momento que aquele tema foi discutido.

A Microsoft também revelou que pretende expandir o recurso de linha do tempo para mostrar quem disse determinada fala durante a conferência.

Atualmente os marcadores de linha do tempo personalizados já estão disponíveis, mas mostram apenas o momento que o usuário entrou ou saiu da reunião.

“Os marcadores de linha do tempo personalizados serão expandidos para incluir quando seu nome foi mencionado e quando uma tela foi compartilhada”, ressalta a Microsoft.

Segurança

O recurso de “proteção avançada de reuniões”, já disponível, permite uma marca d’água fique por cima de apresentações de slides confidenciais. Os profissionais de TI também podem ativar a criptografia de ponta a ponta (E2EE) para reforçar a proteção dos dados compartilhados durante as reuniões. 

segurança teams
(Imagem: Divulgação/ Microsoft)

Todas as novidades e especificações do Teams Premium estão disponíveis na publicação da Microsoft.

Imagem: DANIEL CONSTANTE/ Shutterstock

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!