A Microsoft começou a incentivar os desenvolvedores a usar os anúncios da Microsoft Store, que permitem que pessoas e empresas melhorem a colocação de seus aplicativos na loja do Windows, algo já utilizado por outras lojas de aplicativos como a App Store da Apple e a Play Store do Google.

  • A Microsoft Store está encorajando desenvolvedores a anunciar seus aplicativos
  • O modelo de anúncios parece similar ao visto nas lojas da Apple e do Google
  • Os testes começaram em maio do ano passado, e agora a Microsoft lança os anúncios
  • Estes anúncios aparecerão no aplicativo da Microsoft Store, nas buscas e guias Aplicativos e Jogos
  • Há relatos de que anúncios serão inseridos em jogos gratuitos do Xbox

A empresa escreve em seu blog que os anúncios são “projetados para ajudar os desenvolvedores a expandir seus negócios, colocando seus aplicativos ou jogos na frente dos clientes certos no momento certo e para inspirar os clientes da Microsoft Store com ótimo conteúdo”. No entanto, sistemas semelhantes para iOS e Android nem sempre forneceram a melhor experiência para os usuários.

publicidade

Os anúncios da Microsoft Store já são esperados há algum tempo. A empresa anunciou que começaria a testá-los em maio de 2022 e postou sobre o lançamento deles em seu blog de publicidade em janeiro. Mas agora, a Microsoft publicou sobre eles em seu blog de desenvolvedor, dizendo aos desenvolvedores que eles podem usar o sistema para promover lançamentos ou atualizações de aplicativos.

Leia mais:

publicidade

De acordo com seu site, os anúncios serão exibidos “no aplicativo da Microsoft Store no Windows, nos resultados da pesquisa e nas guias Aplicativos e Jogos”. O sistema aparenta ser semelhante ao funcionamento das lojas de aplicativos da Apple e do Google. O post da Microsoft lançado na quinta-feira (2) fala sobre as linhas tênues entre dispositivos móveis e computadores e a tentativa de criar uma “experiência de distribuição de aplicativos que pareça mais com a móvel.”

microsoft store
Imagem: Microsoft

Isso não é necessariamente uma coisa boa, visto que quem já utilizou lojas de aplicativos sabe que pode ser complicado driblar os anúncios e tentar encontrar o melhor aplicativo dentro da busca, em vez de aquele que simplesmente pagou pelo lugar de destaque em que está sendo exibido na página.

publicidade

A Apple entrou em maus lençóis ao levar as coisas a outro nível, colocando anúncios nas páginas reais do aplicativo. Os slots foram rapidamente preenchidos com anúncios potencialmente desagradáveis, como por exemplo aplicativos de jogos de azar sendo promovidos abaixo de aplicativos destinados a ajudá-lo a se recuperar do vício em jogos de azar ou aplicativos destinados a crianças, e aplicativos de namoro aparecendo abaixo de aplicativos destinados a salvar relacionamentos. A empresa acabou pausando o recurso para determinadas categorias de anúncios logo após o lançamento.

No momento, a Microsoft não parece disposta a ir tão longe. Mas ela claramente está promovendo os anúncios da Microsoft Store agora e tem um histórico de expandir o destaque dos anúncios em seus produtos. Também há relatos de que a empresa planeja um sistema que trará anúncios para jogos gratuitos do Xbox.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!