Há meses em crise, o mercado das big techs parecia não ter uma reviravolta tão cedo. Contudo, a Meta deu uma leve guinada no mercado de ações nesta quarta-feira (1).

A companhia informou ter melhorado as condições em seus negócios subjacentes, bem como que irá readquirir R$ 40 bilhões em ações, algo muito bem aceito por Wall Street.

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As ações da empresa de Mark Zuckerberg fecharam em 19% – seu primeiro sinal de melhora em tempos. Há ainda uma estimativa reduzida de custos neste ano e previsão de receita de US$ 28,5 bilhões no primeiro trimestre.

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Isso excederia as vendas da empresa no primeiro trimestre de 2021, pouco antes de a Apple introduzir medidas de privacidade que reduziram a receita ao cortar o acesso da empresa aos dados.

Para iniciar sua recuperação, a empresa começou a usar ferramentas de IA para melhorar sua segmentação de anúncios e o envolvimento do usuário com o Reels, do Instagram.

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Ainda nesta quarta-feira (1), a Meta reportou receita de US$ 32,2 milhões no último trimestre de 2022, queda de 4,5% comparado a 2021 e o terceiro trimestre seguido de declínio nas vendas. Mesmo assim, os acionistas esperavam menos.

Susan Li, chefe de finanças da Meta, disse que a empresa segue progredindo na mitigação do impacto das mudanças de privacidade da Apple acerca de novas ferramentas. “Vemos forte adoção dessas ferramentas”, comentou.

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As ações da Meta se recuperaram um pouco no começo deste ano, tendo chegado a 27% na quarta-feira (1). A empresa, no ano passado, disse que as mudanças nas políticas da Apple poderia significar US$ 10 bilhões em perdas de vendas em 2022.

A Meta registrou lucro líquido de US$ 4,7 bilhões no quarto trimestre, contra os US$ 6 bilhões que analistas esperavam. O número mais recente representou queda de 55% em relação ao período do ano anterior, mas foi maior do que nos três meses até setembro.

Isso quebrou sequência de três trimestres em que o lucro da Meta havia recuado em relação ao trimestre anterior – queda que a empresa não experimentava há uma década. A empresa disse que espera que suas despesas em 2023 fiquem entre US$ 89 bilhões e US$ 95 bilhões, abaixo da previsão anterior de entre US$ 94 bilhões e US$ 100 bilhões.

A Meta alegou que seu preço médio de anúncio caiu 22% ano a ano. No mesmo trimestre do ano passado, o preço médio por anúncio aumentou 6%. Li disse que a fraca demanda de publicidade devido ao cenário macroeconômico incerto contribuiu para a queda na receita durante o quarto trimestre.

Os esforços da Meta para revitalizar seus negócios vêm com trunfo: a enorme base de usuários do Facebook. O número diário de usuários ativos do Facebook atingiu dois bilhões no trimestre mais recente, ante 1,98 bilhões há três meses.

Com informações de The Walt Street Journal

Imagem destacada: TY Lim/Shutterstock

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