China teria usado “balão espião” nos EUA

Decisão do governo norte-americano de não abater o suposto "balão espião" da China gera críticas
Por Flavia Correia, editado por Lucas Soares 03/02/2023 10h56, atualizada em 03/02/2023 11h00
Balão chinês; objeto voador
Crédito: Reprodução/Twitter
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Recentemente, um objeto suspeito foi visto sobrevoando a região de Montana, nos EUA – local que contém informações importantes de segurança. O governo norte-americano acredita se tratar de um “balão espião” pertencente à China e está monitorando o dispositivo.

  • Montana é um estado pouco povoado, que abriga um dos três únicos campos de mísseis nucleares do país, na Base Aérea de Malmstrom;
  • Defesa norte-americana está em alerta e esperando ordens da Casa Branca para abater o “balão espião”;
  • Uma fonte anônima diz que “não há ameaça significativa” e que as autoridades sabem exatamente a localização do objeto;
  • Canadá também registrou e está investigando a passagem do dispositivo;
  • China diz que não se deve fazer alarde até que tudo seja esclarecido;
  • Senador norte-americano afirma que o nível de espionagem do país asiático sobre os EUA vem crescendo nos últimos cinco anos;
  • Para o governador de Montana, a situação é “profundamente preocupante”.

China é o maior desafio geopolítico dos EUA na atualidade

William Burns, diretor da CIA

Por enquanto, os militares preferem não derrubá-lo, para evitar queda de destroços, principalmente por desconhecer seu interior. Essa decisão gerou críticas ao presidente Joe Biden no Twitter.

“O que um presidente que não pertence à China faria sobre o balão espião”, postou o editor-chefe da revista Tribuna Americana, Will Tanner, compartilhando um post do ex-presidente Donald Trump que diz “Derrube o balão”.

“O presidente Biden impediu que combatentes derrubassem um balão espião chinês gigante hoje. O Pentágono enviou combatentes para tirá-lo, mas depois cancelou. O balão ainda está espião ativo e voando sobre todos nós”, publicou o usuário Foxy Maroon, que se identifica como fundador da Eurofins Air Toxics, empresa destinada a fornecer serviços analíticos relacionados à determinação de poluentes atmosféricos tóxicos. “Isto é o que temos por eleger um presidente comprometido com a China”.

“Um balão espião acima de uma base aérea com mísseis nucleares e nada está sendo feito. Por que?”, escreveu esse outro usuário.

Nesta sexta-feira (3), o governo do Canadá também disse que está monitorando “um possível segundo incidente envolvendo um balão de vigilância”. Diferentemente do país vizinho, no entanto, não houve qualquer acusação quanto à origem do objeto.

Em comunicado, eles informaram que estão trabalhando em estreita colaboração com os EUA para “proteger as informações confidenciais do Canadá contra ameaças de inteligência estrangeiras”.

Segundo a BBC, o objeto sobrevoou as Ilhas Aleutas do Alasca e parte do território do Canadá até chegar na cidade de Billings, em Montana, na quarta-feira (1º).

Leia mais:

Caças aguardam autorização da Casa Branca para abate do suposto “balão espião”

Pedindo para não ser identificado, um funcionário de alto escalão do Departamento de Defesa dos EUA afirmou que o governo já está com caças de prontidão — incluindo F-22s — caso a Casa Branca ordene o abate do dispositivo.

De acordo com essa fonte, não há “ameaça significativa” de comprometimento de dados de inteligência dos EUA porque as autoridades americanas “sabem exatamente onde este balão está e exatamente por onde ele está passando”.

O oficial também disse que não há ameaça à aviação civil, uma vez que o balão está voando “significativamente” acima da altitude usada pelas companhias aéreas comerciais.

Ainda segundo a fonte anônima, é improvável que o balão forneça mais informações além do que a China já consegue coletar usando satélites.

Segundo a agência de notícias AFP, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, revelou que Pequim está verificando os relatórios sobre o balão, e que “até que os fatos sejam claros, fazer conjecturas e exagerar o tema não ajudará a resolvê-lo da forma adequada”.

Não foi divulgada a localização atual do balão nem seu tamanho. “Houve relatos de pilotos que avistaram essa coisa, embora ela esteja bem alto no céu”, disse o oficial de defesa não identificado. “Então o balão é relativamente grande”.

O senador Marco Rubio, o principal republicano no Comitê de Inteligência do Senado, atacou o suposto balão da China. “O nível de espionagem direcionado ao nosso país por Pequim cresceu drasticamente e vem sendo mais intenso e ousado nos últimos cinco anos”, escreveu Rubio no Twitter na quinta-feira (2).

Greg Gianforte, governador de Montana, também republicano, disse em um comunicado que foi informado sobre a situação “profundamente preocupante”.

Sem fazer menção direta ao balão, o diretor da Agência Central de Inteligência dos EUA (CIA), William Burns, se referiu à China como “o maior desafio geopolítico” do país na atualidade, em um evento realizado em Washington.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Flavia Correia
Redator(a)

Jornalista formada pela Unitau (Taubaté-SP), com Especialização em Gramática. Já foi assessora parlamentar, agente de licitações e freelancer da revista Veja e do antigo site OiLondres, na Inglaterra.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.