A série de The Last of Us da HBO Max já é considerada uma das melhores adaptações de videogames para a televisão. Isso acontece porque, além de incluir novas perspectivas para alguns acontecimentos importantes, os episódios trazem cenas e referências fiéis ao jogo da Naughty Dog, disponível para PlayStation, agradando uma grande base de fãs da franquia

Nos três primeiros episódios de The Last of Us, é possível ver pelo menos 15 situações em que a série praticamente imita o jogo e traz referências à aventura original de Joel e Ellie. Nas linhas a seguir, o Olhar Digital listou essas cenas, com breves explicações do que acontece em cada uma delas.

Leia também:

O despertar de Sarah

O terror de The Last of Us começa quando Sarah acorda no meio da noite, tanto no jogo quanto na série da HBO Max. Embora isso aconteça de forma diferente em cada versão, o despertar da personagem marca o início da crise causada pela Infecção Cerebral do Cordyceps (ICC) em ambas as mídias.

publicidade

Curtis e Viper 2

Curtis e Viper 2, filme do universo de The Last of Us
Curtis e Viper 2, filme do universo de The Last of Us (Imagem: Divulgação)

Na série de The Last of Us, durante uma visita à casa da vizinha, Sarah pega uma cópia do filme Curtis e Viper 2 — longa-metragem que só existe no universo da franquia da Naughty Dog — para assistir com Joel. Esa é uma referência direta a The Last of Us Parte 2, em que o mesmo filme tem bastante significado para Joel e Ellie.

A câmera em primeira pessoa no carro

Durante a fuga de Joel, Tommy e Sarah, no primeiro episódio de The Last of Us, a câmera utilizada na série assume uma perspectiva de primeira pessoa, a partir da visão de Sarah, no banco traseiro do carro. Essa visão é a mesma usada no jogo, pois, nessa parte, os jogadores ainda estão controlando Sarah.

A furtividade de Joel

O jogo de The Last of Us tem diversas sequências em que Joel precisa ser furtivo para escapar do perigo. Logo no primeiro episódio da série da HBO Max, o personagem usa suas habilidades de se mover em silêncio para escapar de soldados do exército dos EUA ao lado de Tommy e Sarah.

Marlene

Marlene de The Last of Us
Marlene de The Last of Us (Imagem: Divulgação)

A personagem Marlene é uma referência por si só. Na série de The Last of Us, ela é interpretada pela atriz Merle Dandridge, que também tem o mesmo papel nos jogos da Naughty Dog. Nos games, Merle empresta não só sua voz para a líder dos Vagalumes, como também participa da captação de movimentos.

A cena do hotel

No segundo episódio da série, durante a sequência no hotel, Ellie aparece fingindo fazer uma reserva e imitando um carregador de malas. No jogo, essa cena acontece da mesma forma, com Ellie imitando uma pessoa de classe média-alta fazendo check-in no hotel.

Ellie não sabe nadar

Ainda no segundo episódio da série, Ellie revela a Joel não saber nadar. Essa fala é uma referência ao fato da Ellie do jogo também não saber nadar. Nas sequências do game que envolvem água, Joel precisa revolver enigmas para ajudar a menina a atravessar o obstáculo sem se afogar.

A ferida de Ellie

Ellie explica a Joel e Tess que foi mordida por um infectado enquanto invadia um shopping fora dos limites da Zona de Quarentena de Boston. Tess pergunta se a menina estava sozinha quando foi atacada. Ellie diz que sim, mas a reação da garota entrega a mentira na mesma hora. Isso acontece porque, segundo o DLC Left Behind, Ellie foi mordida enquanto estava acompanhada de sua melhor amiga Riley.

O museu de Estaladores

Museu de Estaladores de The Last of Us
Museu de Estaladores de The Last of Us (Imagem: Divulgação)

A principal sequência de ação do segundo episódio ocorre em um museu, sendo uma referência direta a uma fase do jogo. No game, Joel, Tess e Ellie lutam em um museu infestado de Estaladores, e isso também acontece no segundo episódio de The Last of Us. O museu, inclusive, é quase idêntico ao do jogo, desde as artes expostas até a arquitetura do local.

Baiacus

A série de The Last of Us apresenta os Estaladores no segundo episódio. Porém, nesse mesmo episódio, Ellie menciona um novo tipo de infectado que ainda vai aparecer na série: os Baiacus. Em um momento, a garota pergunta a Joel e Tess se “não existem superinfectados capazes de explodir esporos em você?”. Essa é a principal habilidade dos Baiacus.

A origem da infecção por Cordyceps

No terceiro episódio da série, Joel explica a Ellie o início da ICC da mesma forma que acontece no jogo. Joel diz que a crise começou porque seres humanos foram contaminados com o fungo por meio de comida, como açúcar e farinha. No jogo, essa explicação pode ser encontrada em um jornal na casa de Joel e Sarah, logo no começo da campanha.

A cidade de Bill é a mesma do jogo

Tanto no jogo quanto na série de The Last of Us, a cidade onde Bill mora se chama Lincoln. O local é inspirado na cidade de Lincoln, em Massachusetts, nos EUA. No jogo, Joel, Ellie e Bill visitam uma escola de nome “Lincoln High School”. Enquanto isso, na série, o nome da cidade pode ser visto em diversas placas espalhadas pelo local.

A máscara de Bill

Bill de The Last of Us
Bill de The Last of Us (Imagem: Divulgação)

Na primeira cena em que Bill aparece na série de The Last of Us, o personagem está vestindo uma espécie de máscara de gás para se proteger de possíveis infecções. Essa cena é uma referência ao jogo, pois, no universo do game, os personagens precisam vestir máscaras de gás para evitar a inalação de esporos do fungo Cordyceps.

As armadilhas de Bill

Um dos traços de personalidade de Bill que se mantém o mesmo no jogo e na série é a fixação por armadilhas. Nas duas versões de The Last of Us, as armadilhas funcionam de forma parecida. Em sua maior parte, são bombas ativadas por meio de fios invisíveis.

As roupas de Joel e Ellie

No terceiro episódio da série, Joel e Ellie conseguem roupas novas para continuar a jornada ao oeste. Por mais que pareça algo simples, as roupas que os dois personagens ganham são idênticas ao icônico figurino do jogo: a camisa xadrez verde de Joel e a camiseta vermelha com mangas azuis de Ellie.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!