Bastou um único episódio para que muita gente fosse fisgada pelo universo de “The Last of Us”. Para quem já conhece os personagens dos jogos da Naught Dog para PlayStation, um dos pontos mais interessantes é compará-los com as versões televisivas. Mas se você nunca jogou, não tem problema. Aqui vamos mostrar o perfil de um dos protagonistas e detalhar quem é Joel no jogo e na série da HBO Max.

Leia também:

O Joel dos videogames

Joel em The Last of Us - Part 1. Imagem: Frank Tzeng/Naught Dog
Joel em ‘The Last of Us – Part 1’. Imagem: Frank Tzeng/Naught Dog

Em 2013, no já na fase final do PlayStation 3, poucos meses antes de o PS4 ser lançado, fomos apresentados a Joel Miller em ‘The Last of Us’. O protagonista do jogo é interpretado pelo ator Troy Baker, um dos nomes mais famosos na dublagem de games dos EUA. Ele também é responsável pela captura de movimentos do personagem.

Na versão brasileira, Joel é dublado por Luiz Carlos Persy, que também empresta a sua voz para a versão televisiva do personagem na dublagem nacional da série.

publicidade

O diretor de criação e roteirista do jogo, Neil Druckmann, ao desenvolver o protagonista da história, teve como uma de suas inspirações o personagem Llewelyn Moss, do filme “Onde os Fracos Não Têm Vez” (2007). Mosse, um veterano da Guerra do Vietnã vivido por Josh Brolin no longa dos irmãos Ethan Coen e Joel Coen, é uma figura bastante fria e dura. Confira abaixo um trecho do filme:

No entanto, a interpretação de Troy Baker trouxe outras nuances para Joel, deixando o personagem um tanto mais emotivo, embora ainda durão. Afinal, apesar do estereótipo de norte-americano rústico, Joel consegue despertar empatia mesmo ao agir de maneira moralmente questionável.

O Joel da série

the last of us
Pedro Pascal como Joel Miller na série ‘The Last of Us’. Imagem: HBO/Divulgação

Desde as primeiras imagens e vídeos promocionais ficou claro que a versão em carne e osso de Joel parecia bastante fiel ao que é visto nos videogames. Enquanto a caracterização física é o ponto mais simples e muitos atores poderiam entregar um visual parecido com o do personagem, uma boa caracterização exige algo além dessa semelhança. Assim, podemos dizer que, sim, o Joel da TV é bem parecido com o dos games.

Pedro Pascal, que vem se especializando em papéis de figuras paternas ao acaso, como fez em ‘The Mandalorian’, ao menos nesse início de série, vem mostrando uma interpretação muito afinada com a de Troy Baker. Até mesmo o sotaque texano empregado pelo dublador no jogo aparece na atuação de Pascal.

No entanto, existem também diferenças. Porém, as mudanças não apenas parecem uma salutar maneira de não tentar simplesmente replicar tudo do jogo na série. Assim, um dos contrastes mais evidentes entre o Joel dos games e o da TV parece estar no lado emocional.

Enquanto nos videogames Joel parece mais insensível e amargurado após a perda da filha, a versão de Pascal se mostra menos indiferente ao mundo e às pessoas ao seu redor, apesar de sua visível amargura. Outra diferença notável é o seu relacionamento com Tess. Enquanto no jogo ela é apenas uma parceira de negócios, a série mostra também um envolvimento íntimo.

Apesar de já serem evidentes as semelhanças e diferenças neste início da série, outros aspectos devem ficar mais aparentes no decorrer da trama televisa, inclusive nos rumos da história.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!