A corrida para ver quem sai na frente entre as plataformas de vídeos curtos está cada vez mais acirrada. Agora é a vez do Google mostrar que tem potencial para bater de frente com rivais de peso como o TikTok e o Instagram.

No seu último anúncio de resultados, a gigante de buscas revelou que o YouTube Shorts ultrapassou 50 bilhões de visualizações diárias.

  • O salto é considerável se comparado aos 30 bilhões registrados no começo de 2022.
  • Apesar do crescimento impressionante, o Shorts ainda está bem atrás do Reels.
  • Segundo a Meta, o Reels, do Instagram, chegou a alcançar a marca de 140 bilhões de visualizações diárias no ano passado, quase o triplo do Shorts.

Assim como nas plataformas concorrentes, o YouTube está fazendo de tudo para incentivar os usuários a consumir mais conteúdo no Shorts. Em novembro, o aplicativo inclusive foi lançado também para smart TVs (a mesma estratégia adotada pelo TikTok em 2021).

Nesta quarta-feira, 1º de fevereiro, o YouTube deu o pontapé inicial em um programa que compartilha a receita de anúncios com os criadores que postam conteúdo no Shorts. A diretora financeira da empresa, Ruth Porat, confirmou na teleconferência de resultados que o YouTube vai “priorizar o crescimento contínuo no engajamento e monetização do Shorts”.

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A ideia é simples: incentivar mais usuários a usar a plataforma, que também começou a testar recursos de compras e marketing de afiliados em novembro do ano passado.

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Mais de 1 bilhão de usuários mensais no Shorts

Considerando o acumulado de 2022, o YouTube anunciou ainda que 1,5 bilhão de pessoas assistem aos Shorts todos os meses. Como comparativo, o TikTok ultrapassou a marca de 1 bilhão de usuários ativos mensais em 2021, já o Instagram, possui mais de 2 bilhões de usuários ativos (a Meta não diz quantos deles assistem ao Reels).

Resultados fiscais do YouTube

  • No último trimestre fiscal, o Youtube faturou US$ 7,96 bilhões em receita.
  • Uma queda de 8% em relação aos US$ 8,63 bilhões do ano passado.
  • Em novembro de 2022, a empresa disse que o YouTube Premium tinha mais de 80 milhões de assinantes, mas não especificou quanto a assinatura contribui em receita.

Por fim, o diretor de negócios do Google, Philipp Schindler, disse que a empresa está “satisfeita com o progresso” da plataforma.

Imagem principal: Primakov/Shutterstock

Via: TechCrunch

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