A Ford informou nesta quinta-feira (2) que obteve US$ 10,4 bilhões em lucro líquido no ano passado, ficando bem abaixo de sua própria orientação e abaixo das expectativas de Wall Street, com o CEO da companhia afirmando que a Ford deixou US$ 2 bilhões em lucro na mesa em 2022.
- A montadora de carros deixou de lucrar mais US$ 2 bilhões em 2022, segundo o CEO da empresa
- O lucro de US$ 10,4 bilhões ficou abaixo da meta interna e do que Wall Street esperava
- O motivo da queda passa por instabilidade na produção, elevado custo operacional e problemas na cadeia de suprimentos
- Houve queda de 8,3% nas negociações pós-mercado das ações da Ford
- Além dos motivos acima, a Ford sofreu prejuízos em investimentos na Rivian e na Argo AI
- O CEO da Ford espera que a reorganização interna resolva alguns dos problemas passados
A falha em alcançar as expectativas se deveu principalmente à luta da montadora norte-americana contra problemas na cadeia de suprimentos e à instabilidade de produção que reduziram as vendas e aumentaram os custos operacionais.
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O CEO da Ford, Jim Farley, disse no relatório de ganhos e em uma ligação com analistas, que muitas das falhas da Ford já estavam sob o controle da empresa e sendo resolvidos.
Devíamos ter nos saído muito melhor no ano passado. Deixamos sobre a mesa cerca de US$ 2 bilhões em lucros que estavam sob nosso controle e vamos corrigir isso com execução e desempenho aprimorados.”
Jim Farley, CEO da Ford, em comunicado
As ações caíram até 8,3% nas negociações pós-mercado, antes de se recuperar. As ações da Ford estão cotadas a US$ 14,32, uma queda de 6,15% às 20h07 (horário de Brasília) nas negociações pós-mercado.
Farley enfatizou seu otimismo em relação à Ford, observando que a empresa foi reorganizada em três unidades de negócios: Ford Blue para veículos a gasolina e híbridos, Ford Model e para EVs conectados e Ford Pro para seus produtos comerciais. Farley disse que 2023 seria crucial para a montadora.
A reorganização da empresa, iniciada em março de 2022, foi projetada para dar à montadora de 118 anos a velocidade de uma startup. A companhia também mudou a forma como via as oportunidades de ganhos, dizendo que esperava que os EVs representassem 50% de suas vendas globais até 2030, acima dos 40% sob a orientação anterior. Espera-se que a margem de lucro operacional aumente para 10% até 2026, acima dos 8%.
Os resultados da Ford também foram prejudicados por algumas despesas caras. A participação da empresa na Rivian, empresa especializada em veículos elétricos que vem encolhendo de forma consta desde maio de 2022, tem custado caro. A Ford informou que teve uma baixa contábil de US$ 7,3 bilhões em seu investimento na Rivian.
A Ford também amortizou US$ 2,8 bilhões por seu investimento na Argo AI, a startup de veículos autônomos que a Ford apoiou em 2017. A Argo fechou em outubro do ano passado depois que a Ford e a Volkswagen, seus dois investidores e clientes, retiraram seu apoio.
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