Numa onda de ações em queda e demissões em massa para muitas big techs, a Apple também não conseguiu escapar dos eventos econômicos. A companhia divulgou seus resultados do primeiro trimestre fiscal de 2023 na quinta-feira (2) e revelou seu primeiro prejuízo do ano, algo que não acontecia desde antes da pandemia da covid. 

Para você que tem pressa:

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  • O chamado trimestre de férias foi encerrado em dezembro de 2022
  • A empresa obteve receita líquida de US$ 117,2 bilhões, queda de 5% em relação ao ano anterior
  • O lucro líquido foi de US$ 29,9 bilhões, queda de 13% em relação ao ano anterior
  • O lucro diluído por ação caiu para US$ 1,88, ante US$ 2,10 um ano antes
  • Resultados foram atrelados à alta da covid na China que, com os bloqueios, interrompeu a produção do seu principal produto: iPhone 14 Pro.

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Um dos motivos para o cenário, se deve aos problemas de abastecimento que a empresa enfrentou, o que levou a uma queda de 8% na receita das vendas de iPhone, em especial o seu mais novo produto: o iPhone 14 Pro e Pro Max. Em novembro de 2022, com a alta da covid-19 na China, a Apple chegou a alertar investidores que as remessas do smartphone seriam afetadas pelas restrições e bloqueios na Foxconn — principal fabricante de iPhones da Apple — em Taiwan.  

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A queda, no entanto, não ficou restrita ao iPhone, as vendas de computadores Macs também caíram: 29% quando comparadas ao ano de 2021 (o movimento já havia sido previsto devido ao alto desempenho anterior vindo do lançamento de novos modelos). Os wearables (um segmento que inclui Apple Watch e AirPods) também entraram para a lista de produtos com baixa saída. Em contrapartida, a receita do iPad aumentou 30%, sinalizando que os novos modelos foram bem recebidos.   

No geral, o último trimestre representou a maior queda de receita trimestral da empresa desde 2019 (antes da pandemia). 

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Duas mãos segurando iPhone 14
iPhone 14 (Imagem: Divulgação)

Apesar dos resultados, o CEO da companhia, Tim Cook, se mostrou bastante positivo em comunicado divulgado junto com os resultados. 

Como todos nós continuamos a navegar em um ambiente desafiador, estamos orgulhosos de ter nossa melhor linha de produtos e serviços e, como sempre, continuamos focados no longo prazo e lideramos nossos valores em tudo o que fazemos

Tim Cook, CEO da Apple

Ainda em nota oficial, Cook destacou que a Apple alcançou um marco importante em sua história (apesar dos números), alcançando a impressionante marca de 2 bilhões de dispositivos da marca ativos no mercado, entre iPhones, iPads, Macs e outros tipos de hardwares. 

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Vale pontuar que, em entrevista à CNBC, o CEO reconheceu a dificuldade do atual cenário e sinalizou que a empresa pode estar começando um movimento de corte de gastos. O que significa que a Apple pode ser a próxima a também anunciar reduções em sua força de trabalho. 

Com informações do The Verge 

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