Confirmando os rumores e especulações, a Microsoft anunciou nesta terça-feira (7) as novas versões do mecanismo de buscas Bing e do navegador Edge que contarão com recursos do ChatGPT. As novidades foram apresentadas na sede da empresa, em Redmond, Washington.
A companhia tinha divulgado o evento pouco tempo depois de o Google anunciar que estava preparando um chatbot com a tecnologia “Language Model for Dialogue Applications, a mesma utilizada pelo ChatGPT. Nesta segunda-feira (06), o buscador revelou o Bard, novo “serviço experimental de IA” que será capaz de responder perguntas e participar de conversas.
Leia mais:
- Google anuncia o Bard, sua resposta ao ChatGPT
- É possível fazer PIX com cartão de crédito? Veja como
- SageThumbs: como habilitar miniaturas para qualquer imagem no Windows
Segundo as primeiras informações divulgadas pela Microsoft, o “novo Bing” contará com uma função de chat em que o usuário poderá fazer perguntas diretamente à IA da OpenAI que opera o ChatGPT.
Na última semana, a Microsoft também lançou novas funções que utilizam a IA do ChatGPT para a plataforma de bate-bapo e videoconferências Teams Premium.
O novo Bing
De acordo com o CEO da Microsoft, Satya Nadella, a nova versão do Bing “é um novo paradigma para a pesquisa, uma inovação rápida”. Sam Altman, CEO da OpenAI, que também esteve presente no evento, disse que a parceria com a Microsoft tem o objetivo de trazer “benefícios da IA para o maior número possível de pessoas”.
A empresa também anunciou que a parceria com a OpenAI resultará num novo modelo de linguagem, que será “muito mais poderoso” que o ChatGPT, chamado de modelo Prometheus. O objetivo dessa IA aprimorada é dar respostas mais completas, anotações e informações atualizadas.
O “novo Bing”, como foi chamado durante a apresentação, permitirá que usuários pesquisem de uma forma diferente. Ao procurar uma informação, aparecerá uma aba lateral com informações adicionais sobre a busca e um botão de chatbot. Ao clicar nele, o usuário pode escrever perguntas específicas e obter respostas mais humanizadas sobre determinada busca.
Na demonstração, a Microsoft utilizou diversos exemplos de utilização do novo mecanismo de buscas, como:
- dicas de viagem
- compras de móveis
- receitas
- guia de compras para TVs

Edge contará com co-piloto de IA
O navegador da Microsoft contará com “co-piloto de IA”, que irá mostrar o resumo de informações ao realizar determinada busca.
A atualização também conta com botão que direciona para o chatbot da empresa. Ao clicar no botão, uma interface lateral é aberta para que o usuário possa pesquisar.

Outro recurso interessante do Edge é o resumo de informações. Durante a apresentação da nova versão do navegador, Yusuf Mehdi, vice-presidente corporativo da Microsoft, abriu relatório de 15 páginas. Ao clicar no botão de chatbot, ele pediu que a IA fizesse um resumo daquele relatório. O chatbot apresentou os pontos-chave do texto em segundos.
Imagem destacada: Poetra.RH / Shutterstock.com
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!