A Hitech Electric, parte do programa de corporate venture capital da Positivo Tecnologia, vai inaugurar em breve uma fábrica dedicada à produção de EVs no Brasil.
A nova planta da empresa especializada em veículos elétricos fica instalada no município de Campo Largo (PR), possui 10.000 m² e começa a operar em março deste ano com uma linha de produção de caminhões compactos.
- Os dois modelos montados em solo nacional serão o e.coTruck, equipado com caçamba, e o caminhão baú e.coCargo.
- A dupla com motor elétrico instalado na traseira foi projetada para atender o setor industrial e de entregas.
- De início, serão fabricados 50 unidades por mês. O plano é dobrar a meta ainda em 2023 para 100 exemplares.
- Os veículos virão equipados com baterias de fosfato de ferro-lítio da multinacional brasileira WEG.
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Desempenho e capacidade de carga
A potência de pico da dupla equivale a pouco mais de 32 cavalos, já a nominal é de 16 cavalos. Parece pouco, no entanto, é o suficiente para levar até 800 kg de carga e atingir 70 km/h, informa a fabricante.
O CEO da Hitech Electric, Rodrigo Contin, afirma que a novidade pode melhorar as entregas de encomendas, aplicativos de delivery, redes de e-commerce e mais.
Opções de bateria
O comprador pode escolher entre três configurações:
- A de entrada possui 7,7 kWh de capacidade e oferece 80 km de autonomia. Essa versão, no entanto, pode rodar apenas em instalações internas de empresas.
- Já a intermediária, com 15,7 kWh, percorre 140 km com o “tanque cheio” e pode ser emplacada normalmente.
- A topo de linha possui bateria dupla de 15,7 kWh e atinge a marca de 280 km por carga. No entanto, o preço final sobre para quase R$ 180 mil.
E o preço?
Falando em preço, o e.coTruck de entrada sai a partir de R$ 123.920, já o e.coCargo custa de partida R$ 125.420. Ambos vem com direção elétrica de fábrica e custam menos que o carro elétrico mais barato do Brasil, que sai por quase R$ 147 mil.
O ar-condicionado é oferecido como opcional por mais R$ 3.990. Apesar de não entrar em muitos detalhes sobre a recarga, a fabricante diz que é possível carregar os veículos em qualquer tomada de 110V ou 220V. Segundo a Hitech, o primeiro lote já foi vendido.
Imagem principal: Hitech Electric/Divulgação
Com informações da Quatro Rodas
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