Já imaginou ter um carro 0 km na garagem por mais de duas décadas? Esse é o plano da Peugeot para o futuro. A empresa quer “matar” os carros usados usando basicamente uma combinação de atualizações remotas de software e reaproveitamento de peças.

Segundo a marca francesa, essa estratégia promete ainda desacelerar a desvalorização dos veículos e vai muito além da manutenção periódica que conhecemos hoje.

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O conceito que promete aumentar a longevidade dos carros foi apresentada no tradicional E-Lion Day, um evento dedicado para revelar os planos da empresa para o futuro.

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Imagine um carro novo e personalizado que você pode atualizar a qualquer momento dependendo das suas necessidades

Matthias Hossan, diretor de design da Peugeot
Imagem: Stellantis/Divulgação

A fabricante usou com exemplo prático o Inception, seu mais novo carro futurista revelado na CES 2023. O veículo foi desenhado com arquitetura modular, o que permite que literalmente quase todas as peças sejam trocadas sem muita dificuldade, incluindo todo o interior e exterior, além do motor e bateria.

A ideia é restaurar peças usadas e trocar componentes internos como bancos, volantes e até o painel com o passar dos anos, deixando o carro como novo.

Imagem: Stellantis/Divulgação

Quando o assunto é software, a coisa finca um pouco mais fácil. A fabricante promete liberar atualizações remotas por mais tempo, deixando os sistemas do veículo em dia.

Apesar de não entrar em muitas detalhes de como e quando pretende aplicar tudo isso na prática, já se sabe que a próxima plataforma de veículos elétricos da Stellantias, a STLA, foi desenhada do zero pensando em aumentar a vida útil dos carros em pelo menos 25 anos.

Para ter uma ideia, isso é mais que o dobro da média de idade dos carros que rodam no Brasil, que foi de 10 anos e dois meses em 2021, segundo o Auto Esporte.

Planos de eletrificação da montadora

Imagem: Stellantis/Divulgação

A partir de 2023 todos os carros novos da Peugeot vendidos na Europa já serão eletrificados. Para 2025, a marca quer oferecer pelo menos uma versão 100% elétrica de cada modelo, passando em 2030 para uma frota totalmente movida a bateria.

Para o Brasil, a empresa pode trazer até quatro carros elétricos a partir de 2024, alguns modelos que podem desembarcar por aqui são o e-308, e-408, e-Partner e e-Boxer.

Imagem principal: Stellantis/Divulgação

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