A Meta confirmou nesta quinta-feira (9) que restabeleceu o acesso do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao Facebook e Instagram. A notícia foi confirmada pelo porta-voz da empresa, Andy Stone.

  • A suspensão completou dois anos em janeiro e começou logo após a invasão no Capitólio no início de 2021.
  • A decisão já era esperada. A equipe responsável pela nova campanha de Trump à presidência dos EUA em 2024 enviou recentemente um pedido formal à Meta solicitando a volta do empresário às redes sociais. 
  • “Acreditamos que a proibição da conta do presidente Trump no Facebook distorceu e inibiu dramaticamente o discurso público”, diz um trecho comunicado.
  • A companhia vai liberar o acesso de Trump com ameaça de novas punições em caso de violação das políticas de conteúdo das plataformas. 
  • Em janeiro, Trump tinha 23 milhões de seguidores no Instagram e 34 milhões no Facebook.

Sobre a decisão, a Meta chegou a declarar ainda que o público americano “deve poder ouvir o que os políticos estão dizendo” para fazerem suas escolhas nas urnas. O chefe de assuntos globais da big tech, Nick Clegg, por sua vez, disse que as postagens do empresário serão monitoradas de perto. 

Leia mais:

Trump recupera o acesso com tempo de alcançar eleitores e arrecadar fundos para sua nova corrida presidencial, destaca a Reuters. Vale recordar que as redes sociais foram relevantes para o candidato vencer o pleito em 2017.

publicidade

O Twitter autorizou a volta do ex-presidente no ano passado, logo após Elon Musk assumir o controle da plataforma.

Imagem principal: Drop of Light/Shutterstock

Via: Reuters

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!