O Spotify lançou um novo recurso que permite evitar recomendações de músicas que não fazem parte do seu gosto musical. Chamada de “Excluir do seu perfil de gosto musical”, em tradução livre, a funcionalidade impede que “músicas e artistas que não se encaixam” invadam sua playlist, te deixando sem entender como e quando o sistema considerou aquele hit ou cantor.

Um exemplo: para muitos, a playlist usada para dormir é muito diferente da que você pode preferir durante o dia, contudo, ouvir as duas faz com que o algoritmo do Spotify bagunce as recomendações, com um gênero interferindo no outro.  

publicidade

Leia mais! 

O mesmo ocorre se você está numa festa e é o seu celular quem é o DJ. Você atende inúmeros pedidos, com vários hits diferentes. Depois, o aplicativo começa a fazer recomendações com base no que foi reproduzido.  

publicidade

Com o novo recurso você poderá manter “excluída” aquela playlist aleatória do seu perfil de gosto musical. Assim, em recomendações futuras, o Spotify não irá considerar a playlist tocada esporadicamente. 

Imagem: divulgação/Spotify

De acordo com o Spotify, o recurso estará disponível tanto para iOS e Android quanto para acesso via desktop. A novidade foi anunciada no fim da quarta-feira (8) e está sendo distribuída gradualmente, então é possível que alguns usuários já tenham acesso à ferramenta e outros não. 

publicidade

Para evitar que uma playlist reproduzida faça recomendações:

  • Selecione a lista de reprodução; 
  • Toque no botão de três pontos; 
  • Em seguida, toque no botão “Excluir do seu perfil de gosto”. 

Novo recurso é diferente do “Sessão Particular”

Vale lembrar que essa não é a primeira vez que o Spotify concentra seus esforços em dar ao usuário controle sobre o que afeta e não afeta suas recomendações algorítmicas. A plataforma possui a opção “Sessão Particular”, que também não permite que o conteúdo reproduzido afete as sugestões do aplicativo.

publicidade

Qual a diferença de um recurso para o outro, então? No Sessão Particular, você precisa ativar a função manualmente toda vez que quiser ouvir algo anonimamente. Com a chegada da ‘Exclusão de Playlist’, isso se torna automático, já que você definirá para o algoritmo o tipo de música que ele não deve te recomendar. 

Com informações do The Verge

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!